[weglot_switcher]

Galp anuncia reservas superiores a 10 mil milhões de barris no complexo de Mopane, na Namíbia

A energética destaca que as reservas têm “muito baixa” viscosidade e um valor “mínimo” de dióxido de carbono.
21 Abril 2024, 15h03

A Galp, juntamente com os parceiros Namcor e Custos, completou com sucesso a primeira fase de testes na área Mopane-1X e sublinha que as colunas são constituídas por petróleo leve de “alta qualidade”.

Em causa estão as reservas de petróleo “de alta qualidade de petróleo” localizadas na Namíbia, que a energética deu a conhecer em janeiro. A Galp que encontrou “boas porosidades, altas pressões e permeabilidades em grandes colunas de hidrocarbono”.

Em comunicado, a empresa sublinha que as amostras recolhidas indicam uma viscosidade “muito baixa” e contêm dióxido de carbono “mínimo”, ao mesmo tempo que não contêm reservas de sulfeto de hidrogênio. Nesse sentido, os indicadores apontam para aquelas colunas de petróleo como uma potencial “descoberta comercial importante”.

“Só no complexo Mopane, antes de perfurar poços adicionais de exploração e avaliação, as estimativas sobre os hidrocarbonetos no local são de 10 mil milhões de barris de equivalente a petróleo, se não mais”, de acordo com a informação do mesmo documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.