[weglot_switcher]

Alternativa a Biden? Apenas Michelle Obama supera Trump

Uma surpreendente sondagem da Reuters/Ipsos afirma que cerca de um terço dos democratas considera que Joe Biden deve desistir da corrida presidencial.
(Official White House Photo by Pete Souza)
4 Julho 2024, 12h51

Após o primeiro debate presidencial de 2024, onde a prestação de Joe Biden foi um desastre, uma sondagem da responsabilidade da Ipsos para a agência Reuters diz que a ex-primeira-dama Michelle Obama é a única democrata que poderia almejar derrotar Donald Trump. Quando questionados sobre se Trump ou Biden deveriam desistir da corrida após o debate, quase três em cada cinco inquiridos diz que Biden devia retirar-se e pouco menos da metade diz o mesmo sobre Trump.

Quando questionados em quem votariam nas eleições presidenciais de novembro, 40% dos eleitores dizem Biden e 40% dizem Trump. Esse empate entre os candidatos é consistente desde o final de maio de 2024 para aquele tipo de sondagens. Quando questionados sobre hipotéticos candidatos democratas contra Trump, 50% dos eleitores dizem que votariam em Michelle Obama.

Todos os outros hipotéticos candidatos democratas têm desempenho semelhante ou pior que Biden contra Trump. A vice-presidente Kamala Harris teria do seu lado 42% dos eleitores, contra 43% de Trump. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, teria ainda menos: 39%, contra 42% de Trump.

A sondagem demonstra ainda que a maioria dos eleitores tem opiniões desfavoráveis a Biden ou Trump. Novamente, apenas Michelle Obama recebe favorabilidade majoritária entre eles. E só 42% dizem ter uma opinião favorável a Trump, e 38% dizem o mesmo sobre Biden. Cerca de três em cada cinco dizem ter opiniões desfavoráveis a Trump (56%) ou Biden (60%). Comparativamente, 55%, dizem ter uma opinião favorável a Michelle Obama, enquanto Kamala Harris não vai além dos 40%.

Outros hipotéticos candidatos democratas – além de Gavin Newsom, a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, o governador de Kentucky, Andy Beshear, e o governador de Illinois, J.B. Pritzker – têm índices significativamente mais baixos. E poucos os conhecem.

Como adiantam outras sondagens, mais da metade dos norte-americanos diz que Biden deve desistir da corrida presidencial após o debate. Quase três em cada cinco (56%) americanos concordam que Biden deve desistir da corrida após o debate. Apenas 46% dizem que Trump deve fazer o mesmo. Mas apenas 11% dos republicanos dizem que Trump deve desistir, enquanto (32%) dos democratas concordam que Biden deve desistir. Entre os independentes, 60% dizem que Biden deve desistir e 47% dizem que Trump deve desistir.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.