A Altice Portugal contratou o banco de investimento Perella Weinberg Partners para a assessorar na venda do Data Center da Covilhã.
Segundo fontes familiarizadas com o assunto o processo está na fase de entrega de propostas não vinculativas (non-binding offers), tendo atraído a atenção de fundos internacionais de infraestruturas e imobiliário.
Situado no coração da Cova da Beira, junto à Covilhã, o data center é tido como um dos maiores centros de processamento de dados da Europa e mesmo do mundo, contando com 671 servidores e inteiramente alimentado por fontes de energia renovável.
No passado, a Altice esteve perto de fechar a venda deste centro de dados ao fundo Horizon Equity Partners de Sérgio Monteiro e Nuno Alves, numa transação que poderia rondar os 200 milhões de euros. Mas o negócio foi interrompido pelo eclodir da Operação Picoas, uma investigação da Procuradoria Geral da República que abrangeu pessoas próximas da Altice, incluindo o cofundador Armando Pereira, por suspeitas de ter lesado o grupo e o Estado com negócios a favor do seu interesse próprio.
Na altura o fundo Horizon recuou por questões de compliance.
O facto de o grupo Altice ter retomado a venda do Data Center parece confirmar que o grupo liderado por Patrick Drahi não tem nos planos a venda da operação em Portugal como um todo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com