[weglot_switcher]

Altice Portugal muda comissão executiva para “novo ciclo”

A dona da Meo apresentou no final de agosto dois novos administradores com os pelouros financeiro e tecnológico, mais de um ano depois de Ana Figueiredo ter assumido a presidência executiva da operadora de telecomunicações.
10 Setembro 2023, 10h00

Artigo originalmente publicado no caderno NOVO Economia de 2 de setembro, com a edição impressa do Semanário NOVO.

A Altice Portugal anunciou, no dia 31 de agosto, uma nova equipa do Comité Executivo (COMEX), substituindo os administradores com os pelouros financeiro e tecnológico, e criou um novo pelouro para a área legal.

O até agora administrador financeiro Alexandre Matos sai e Gonçalo Camolino é o novo Chief Financial Officer (CFO), com as áreas Financeira; de Planeamento Estratégico e Controlo de Gestão; de Compras; e de Património.

Também João Teixeira, Chief Technology Officer (CTO), sai e entra José Pedro Nascimento para as áreas de Engenharia e Operações de Rede; TI; Cibersegurança e Privacidade; Transformação Digital.

Ainda ao nível do comité executivo, Sofia Aguiar assume o novo pelouro de Chief Legal Officer (CLO), com as áreas de Regulação, Concorrência e Jurídico; Proteção de Dados; e Compliance.

Os restantes membros do COMEX mantêm-se com os mesmos pelouros. Ana Figueiredo é CEO e continua também João Epifânio, diretor de Vendas B2C e Chief Marketing Officer (CMO); Nuno Nunes, CSO B2B; e Alexander Freese, COO. Ao todo, a comissão executiva passa a ser composta por sete administradores.

CEO mencionou “o dinamismo e competitividade próprios do nosso sector, e tendo por prioridade

Foi numa reunião interna que a CEO da Altice Portugal, Ana Figueiredo, anunciou as alterações ao nível do comité executivo e dos diretores, que tiveram efeito a partir de ontem, 1 de setembro, mas a informação já circulava nos bastidores no dia anterior.

“Face ao dinamismo e competitividade próprios do nosso sector, e tendo por prioridade o cumprimento das metas fixadas no Plano Estratégico para os próximos anos, o conselho de administração da Altice Portugal refletiu e decidiu por uma remodelação da equipa de gestão”, explicou Ana Figueiredo ao Jornal Económico, que avançou com a notícia.

“Acredito que esta nova equi- pa de gestão reúne a competência e o conhecimento necessários para responder aos inúmeros desafios que a Altice Portugal e o sector enfrentam, e para mantermos o foco nos nossos objetivos estratégicos e cumprirmos os nossos compromissos”, acrescentou Ana Figueiredo.

Estas alterações “abrem um novo ciclo na empresa” e, segundo a Altice Portugal, reforçam a ambição para atingir os objetivos estratégicos propostos.

Operação Picoas

Esta mudança, garantem fontes ligadas ao processo, não está relacionada com a Operação Picoas que levou à suspensão de funções do então co-CEO da Altice Portugal Alexandre Fonseca. Em julho, o gestor suspendeu funções no quadro das atividades executivas e não executivas de gestão do grupo, entre as quais os lugares de chairman em diferentes filiais, na sequência da investigação do Ministério Público.

Em meados do mês passado, a Altice manifestou “disponibilidade total” para conversar com o Governo, logo depois de João Galamba ter confirmado a realização de uma reunião com altos dirigentes do grupo num futuro próximo.

“Obviamente que a disponibilidade para conversar com todos os parceiros e stakeholders, sendo o Governo um stakeholder especialmente relevante – é, como sempre foi total”, fez saber ao início da noite desta quinta-feira fonte oficial do grupo.

Em comunicado, a telecom mencionou ainda o compromisso e o investimento no país em números: rede de fibra ótica para 6,3 milhões de casas, com 85% das casas do país e investimento em I&D de 361 milhões de euros nos últimos cinco anos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.