[weglot_switcher]

Álvaro Santos Almeida assume direção do SNS na terça-feira

De acordo com o despacho, Álvaro Santos Almeida vai exercer funções por um período de três anos e tem autorização para continuar a exercer a atividade de docência em estabelecimentos de Ensino Superior público ou de interesse público.
Álvaro Santos Almeida
10 Fevereiro 2025, 12h03

O novo diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Santos Almeida, vai assumir funções esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, de acordo com o despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República.

De acordo com o despacho, Santos Almeida vai exercer funções por um período de três anos e tem autorização para continuar a exercer a atividade de docência em estabelecimentos de Ensino Superior público ou de interesse público.

O novo diretor-executivo é antigo deputado do PSD, e conta com uma experiência profissional de professor associado na Faculdade de Economia do Porto, foi vereador sem pelouro da Câmara Municipal do Porto, e presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte.

Álvaro Santos Almeida vai substituir o antigo diretor-executivo, António Gandra d’Almeida, que apresentou a sua demissão no mês passado depois de uma polémica com remunerações indevidas que o ex-diretor-executivo recebeu enquanto exercia funções.

Quem é Álvaro Santos Almeida?

Professor na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e na Porto Business School, Álvaro Santos Almeida, de 60 anos, nasceu na freguesia da Sé, no Porto, e é doutorado em Economia pela London School of Economics and Political Science. Foi presidente da Entidade Reguladora da Saúde entre 2005 e 2010, tendo assumido depois a liderança da Administração Regional de Saúde do Norte, cargo do qual se demitiu um ano depois, em rota de colisão com o então governo socialista.

Além do percurso na academia e na gestão destes organismos, Álvaro Santos Almeida tem um percurso partidário. Nas eleições autárquicas de 2017, foi cabeça de lista do PSD/PPM à Câmara Municipal do Porto.

Entre 2019 e 2022, foi deputado à Assembleia da República e tornou-se conhecido por ser crítico da atuação da então ministra da Saúde, Marta Temido, no governo de António Costa. No Parlamento, destacou-se em comissões parlamentares ligadas à saúde, mas também a temas como orçamento, finanças, negócios estrangeiros e comunidades portuguesas.

Aquando da sua nomeação, a ministra da tutela Ana Paula Martins destacou o perfil mais vocacionado para a “gestão”, mas também o “conhecimento” e a “sensibilidade para a saúde” do novo CEO do SNS.

“É uma das personalidades que no país tem um grande conhecimento da área da saúde”, destacou Ana Paula Martins, enaltecendo o “vasto currículo” de Álvaro Santos Almeida, antigo presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS). Professor na Universidade de Economia do Porto, Álvaro Santos Almeida foi também presidente da Administração Regional de Saúde do Norte.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.