A gigante do e-commerce Amazon prepara-se para lançar a Amazon Flex, uma aplicação que procurará trabalhadores independentes com carro próprio que queiram fazer entregas para a empresa a troco de 14 euros por hora.
Segundo o El País, esta será uma forma de ativar a curto-prazo o serviço ,em Madrid, até que sejam contratados trabalhadores efetivos na capital espanhola. A Amazon Flex já funciona em pleno no Reino Unido e nos Estados Unidos.
O serviço ainda não está ativo, mas a Amazon já tem um sítio onde é possível um potencial “trabalhador independente com carro” – que a empresa designa de parceiro – registar-se. Basta ter mais de 18 anos de idade e carta de condulção, espanhola neste caso. “Receba 28 euros a cada duas horas de trabalho”, apela a empresa no sítio Amazon Flex.
O lançamento deste novo serviço da Amazon poderá causar polémica porque, embora a empresa ofereça um emprego com o pagamento de 28 euros a cada duas horas de trabalho, são os trabalhadores por conta própria a pagar os custos do seu emprego. Neste caso, a manutenção do carro, despesas de viagem, gasolina e ainda a taxa de inscrição no sistema de segurança social espanhola.
Ao EL País, fonte da empresa explicou que este é considerado um trabalho a tempo parcial e que o horário laboral de cada pessoa “depende da disponibilidade e pedido do cliente”.
Esta forma de criar uma grande rede de trabalhadores temporários, sem ter que fazer contrato de trabalho, já é utilizada por empresas de distribuição como a Glovo ou a Deliveroo, em que tudo funciona através de uma aplicação.
A introdução do serviço Amzon Flex em Espanha é mais um passo para consolidar a presença da multinacional de Jeff Bezos na Europa. A empresa de e-commerce já disponibiliza em Espanha o serviço Amazon Prime Now.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com