[weglot_switcher]

Anacom critica concentração no litoral de estações de base 5G

Estações de base 5G cresceram 2% no terceiro trimestre mas, de acordo com o regulador, há muito a melhorar quanto à sua distribuição que se concentra sobretudo no litoral ocidental e meridional.
2 Dezembro 2024, 13h27

O número de estações de base 5G em Portugal continua a crescer  – aumentou mais 2% no final do terceiro trimestre em termos homólogos -, mas a distribuição heterogénea mantém-se. É ao longo da faixa litoral ocidental, entre Viana do Castelo e Setúbal, e da faixa litoral meridional (Algarve), que a concentração destas estações mais se verifica.

De acordo com a Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações, no final do terceiro trimestre a densidade destas estações é de uma por cada nove km2. Além disso, existem 102 estações de base 5G por cem mil habitantes, em média.

“Estes indicadores vêm comprovar o crescimento das redes 5G em Portugal, por outro releva-se que não existe uma distribuição homogénea ao longo do território”, diz o regulador numa nota publicada esta segunda-feira.

Em 20 de setembro, os 308 concelhos do país já dispunham de estações 5G, distribuídas por 72% das freguesias (2217).

A instalação das primeiras estações de base 5G em Portugal, bem como o início da oferta comercial desta geração de redes móveis, começou em 2021. A Anacom publica, desde o primeiro semestre do ano seguinte, a atualização dos números relativos à implementação das redes 5G a cada três meses.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.