[weglot_switcher]

Angola pratica terceiro preço da gasolina mais baixo do mundo

Apesar de este resultado ser fortemente influenciado pelos subsídios estatais dados ao sector, o mercado petrolífero em Angola fica apenas atrás de grandes produtores mundiais com as divisas mais fracas do mundo, o Irão e a Venezuela.
  • Jessica Rinaldi/Reuters
3 Agosto 2021, 18h30

Angola regista o terceiro preço mais baixo de gasolina no mundo, superado apenas por Irão e Venezuela, outros países com vastas reservas do chamado ‘ouro negro’. Segundo o jornal Mercado, o país regista o preço mais baixo deste bem em África, com o litro a custar atualmente 0,212 dólares americanos (0,177 euros).

A lista dos países com a gasolina mais baixo é liderada pela Venezuela, que detém igualmente as maiores reservas no planeta de petróleo, o combustível fóssil a partir do qual é refinada a gasolina. Naquele país sul-americano, um litro custa menos de dois cêntimos americanos, estando o preço fixado nos 0,0143 euros.

No Irão, onde se encontram as quartas maiores reservas de petróleo do mundo, o litro de gasolina está cifrado nos 0,051 cêntimos americanos (0,043 euros). Ambas estas economias têm atravessado períodos conturbados com uma inflação galopante e desvalorização da sua divisa nos mercados internacionais.

Importa notar, como precisa a publicação angolana, que a posição ocupada nesta lista se deve, em grande parte, aos subsídios estatais dados ao sector. Caso contrário, o país estaria mais perto de economias como a norte-americana ou a moçambicana, onde os 93 cêntimos americanos (0,783 euros) significam o 50º lugar no ranking.

O preço médio do litro de gasolina no mundo é de 1,19 dólares americanos (1,00 euros), acrescenta a publicação, o que coloca Portugal acima deste valor. No nosso mercado, um litro de gasolina sem chumbo de 95 octanas, o standard de referência para comparação entre países europeus, custava 1,668 euros a 26 de julho, segundo o relatório semanal da Comissão Europeia sobre os preços dos combustíveis.

Ainda segundo este documento, Portugal registava o terceiro valor mais alto da zona euro para este indicador, com apenas os Países Baixos e a Grécia a superarem o custo do litro de gasolina no nosso mercado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.