[weglot_switcher]

ANM-TVDE mostra-se disponível para reunir apesar da “dificuldade contínua” em estabelecer diálogo com o IMT Madeira

“Durante o último ano, a ANM-TVDE tem solicitado, de forma persistente e formal, reuniões com o presidente do IMT Regional (antiga DRTT), com o objetivo de esclarecer e discutir questões fundamentais que impactam diretamente o setor TVDE na Madeira. Os dirigentes nacional e regional da ANM-TVDE “lamentam profundamente” que até à data “todos os esforços realizados em reunir com a diretoria da ex-DRTT, agora IMT, nomeadamente com o seu presidente, Rui Gonçalves, tenham sido infrutíferos, resultando numa ausência de resposta que compromete não só a transparência, como também a segurança dos utilizadores, motoristas e empresários que atuam neste setor”.
TVDE
10 Abril 2025, 10h34

O presidente da Associação Nacional Movimento TVDE (ANM-TVDE), Victor Soares, e o presidente da Delegação Regional da Madeira, Walter Pereira, expressaram a sua posição relativamente ao que dizem ser a “dificuldade contínua em estabelecer diálogo” com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) na Região Autónoma da Madeira. Apesar disso, a associação mostra-se disponível para se reunir com o IMT Madeira para esclarecer e discutir questões fundamentais que impactam diretamente sobre o setor TVDE na Região Autónoma.

“Durante o último ano, a ANM-TVDE tem solicitado, de forma persistente e formal, reuniões com o presidente do IMT Regional (antiga DRTT), com o objetivo de esclarecer e discutir questões fundamentais que impactam diretamente o setor TVDE na Madeira. Este setor, que tem demonstrado um papel relevante na dinamização da economia regional e nacional, merece atenção, cooperação institucional e abertura ao diálogo”, assinalam Victor Soares e Walter Pereira.
Os dirigentes nacional e regional da ANM-TVDE “lamentam profundamente” que até à data “todos os esforços realizados em reunir com a diretoria da ex-DRTT, agora IMT, nomeadamente com o seu presidente, Rui Gonçalves, tenham sido infrutíferos, resultando numa ausência de resposta que compromete não só a transparência, como também a segurança dos utilizadores, motoristas e empresários que atuam neste setor”.
Contudo a associação de TVDE “enaltece o recente esclarecimento prestado pelo IMT Regional” a este jornal.
“No entanto, consideramos preocupante que apenas através de reportagens jornalísticas tenhamos acesso a respostas para questões que deveriam ser tratadas no âmbito de um diálogo direto, transparente e institucional”, considera a associação que representa o setor TVDE.
Em causa está a resposta da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, que tem a tutela do IMT da Madeira, à denúncia feita pela ANM-TVDE, ao Jornal Económico (JE), de que existiria um facilitismo nas trocas de cartas de condução, na Região, por parte de pessoas oriundas do Indostão [região do subcontinente indiano que inclui parte da Índia e do Paquistão]. Contudo esta versão da ANM-TVDE é contrariada pelo Governo Regional ao referir que as trocas de cartas são sujeitas a uma “análise técnica rigorosa”.
Contudo a associação mostra-se “totalmente disponível” para se reunir com o IMT Regional, “acreditando que apenas através da cooperação entre entidades públicas e associações representativas será possível garantir uma mobilidade mais segura, eficiente e justa para todos”.
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.