[weglot_switcher]

Antes de tomar qualquer decisão de crédito confirme se entidade é autorizada, avisa Deco

Para não cair em fraudes financeiras, nem em logros, pondere bem antes de tomar qualquer decisão de crédito, não se deixando tentar por ofertas que nem sempre fiáveis e que prometem resposta rápida ou aprovação imediata. O primeiro passo que deve dar a dar será confirmar se a entidade está autorizada. Poderá fazê-lo através da consulta da lista de entidades autorizadas a conceder crédito, a atuar como intermediários de crédito ou a prestar serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito disponibilizada pelo Banco de Portugal.
8 Junho 2020, 16h45

Alerta do Banco de Portugal sobre Crédito fácil: “Empréstimo de Portugal” e “Empréstimo Urgente”

Numa situação de enorme vulnerabilidade e confinamento face à pandemia da COVID-19, muitas famílias em situação económica difícil, com quebras no rendimento procuram soluções rápidas para o seu orçamento e assim caem, frequentemente, em situações de oferta de crédito fácil, veiculadas através das redes sociais.

Estamos perante uma situação grave: a entidade atua com designação comercial “Empréstimo de Portugal” e “Empréstimo Urgente” e particularmente através da rede social Facebook: https://www.facebook.com/Empr%C3%A9stimo-Urgente-103451651340224/ tem prejudicado os interesses dos consumidores portugueses.

O Banco de Portugal emitiu muito recentemente um alerta sobre entidade não habilitada a conceder, intermediar ou a efetuar consultoria de crédito. O regulador alerta ainda que esta entidade não está habilitada a exercer, em Portugal, qualquer atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal, nomeadamente, a concessão de crédito, a intermediação de crédito e a prestação de serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito.

A atividade de concessão e intermediação de crédito está sujeita a autorização por parte do Banco de Portugal o que não acontece neste caso.

Para não cair em fraudes financeiras, nem em logros, pondere bem antes de tomar qualquer decisão de crédito, não se deixando tentar por ofertas que nem sempre fiáveis e que prometem resposta rápida ou aprovação imediata.

O primeiro passo que deve dar a dar será confirmar se a entidade está autorizada. Poderá fazê-lo através da consulta da lista de entidades autorizadas a conceder crédito, a atuar como intermediários de crédito ou a prestar serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito disponibilizada pelo Banco de Portugal.

O Gabinete de Proteção Financeira da DECO poderá ainda ajudá-lo na orientação económica e/ou apoio ao sobre-endividamento que necessitar.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.