O nome de António Costa recebeu luz verde para ocupar a liderança do Conselho Europeu, enquanto Ursula von der Leyen deverá continuar a ser presidente da Comissão Europeia e Kaja Kallas para o Serviço de Instrumentos de Política Externa da Comissão.
A notícia está a ser avançada pelo jornal “Politico”. No entanto, e apesar dos nomes estarem a ser dados como certos, falta a apresentação dos mesmos aos líderes da UE para aprovação.
De acordo com a publicação, os nomes terão sido aprovados pelos seis negociadores líderes da UE, entre os quais o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, e o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk (pelo Partido Popular Europeu), o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e o chanceler alemão, Olaf Scholz (pelos socialistas), e o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte (pelos liberais).
Agora, o próximo passo acontece já na quinta-feira, em que estes líderes vão apresentar os três nomes aos chefes de Estado e de Governo. Assim sendo, é esperado que estes nomes sejam aprovados antes do final da semana.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com