[weglot_switcher]

“António Costa já está meio de saída ao fim de seis ou sete anos”, diz Rui Rio (com áudio)

Na mesma ocasião em que sublinhou estar prestes a bater o recorde enquanto “presidente do PSD que esteve mais tempo como líder da oposição”, Rui Rio garantiu que atualmente é difícil ser-se primeiro-ministro durante 10 anos como aconteceu com Cavaco Silva.
  • António Cotrim/LUSA
11 Maio 2021, 15h15

A troca de galhardetes entre o primeiro-ministro, António Costa e o presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio continua. Desta vez, o líder social democrata previu que Costa estava “meio de saída” do Governo.

Durante conferência online organizada pela JSD de Lamego sobre “Importância da ética na política e no exercício da vida pública”, Rui Rio apontou que está prestes a bater o recorde de “presidente do PSD que esteve mais tempo como líder da oposição”.

“E mesmo no PS não sei se houve alguém que esteve tanto tempo à espera. Mas há um recorde que não vou ter: mesmo que chegue a primeiro-ministro, dificilmente baterei o recorde do professor Cavaco Silva que esteve dez anos, hoje é muito difícil ser primeiro-ministro durante dez anos. Por isso é que o dr. António Costa já está meio de saída, ao fim de seis ou sete”, considerou Rui Rio.

Recentemente, a 1 de maio, em entrevista ao Diário de Notícias, Jornal de Notícia e TSF, António Costa criticou a liderança de Rui Rio no PSD e comparou-o a um “cata-vento”, uma vez que deixou que o PSD adotasse “ideias do Chega”. “Um cata-vento tem uma grande vantagem sobre o dr. Rui Rio: é que um cata-vento ao menos tem pontos cardeais, o doutor Rui Rio não tem”, completou.

No dia seguinte, Rui Rio devolveu resposta no Twitter. “Numa entrevista de nível rasteiro, António Costa critica o meu discurso do 25/Abril e diz que o PSD quer atacar a independência do poder judicial. Diz isto, na semana em que o Parlamento Europeu o critica pela politização que fez na nomeação do procurador europeu. Que hipocrisia”, escreveu o presidente social-democrata.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.