[weglot_switcher]

António Costa quer reunir-se com partidos de esquerda na quarta-feira

O líder do PS quer reunir-se na quarta-feira com os líderes do Bloco de Esquerda, PCP/PEV, Livre, e também com o PAN. O Presidente da República recebe hoje os partidos parlamentares.
  • Infografia: Mário Malhão
8 Outubro 2019, 09h03

António Costa quer reunir-se na quarta-feira com os partidos de esquerda eleitos para o Parlamento, avança o Observador. O líder do PS quer reunir-se com os líderes do Bloco de Esquerda, PCP/PEV, Livre, mas também com o PAN, nas respetivas sedes destes partidos.

A comitiva de negociação do PS é composta por António Costa, Carlos César, Ana Catarina Mendes e Duarte Cordeiro, conta o Observador. Pelo Bloco de Esquerda, a equipa é composta por Catarina Martins, Pedro Filipe Soares, Mariana Mortágua e Jorge Costa.

O Presidente da República vai receber hoje os partidos que conseguiram representação parlamentar. As audições em Belém têm início marcado para as 11.30 horas e devem terminar por volta das 20h00.

No seu discurso de vitória no domingo à noite, António Costa destacou que o PS “reforçou a sua posição política em Portugal” e que os “portugueses gostaram da geringonça e desejam a continuidade da atual solução política”.

Tanto o PCP como o Bloco de Esquerda já declararam que estão dispostos a negociar com António Costa para uma geringonça 2.0, e já apresentaram os seus cadernos de encargos.

O PCP defendeu vários pontos como o aumento do salário mínimo para 850 euros, aumento das pensões , creches gratuitas para todas as crianças até aos três anos, construção de habitação pública e investimento no Serviço Nacional de Saúde.

Por sua vez, o Bloco de Esquerda, defendeu a reposição dos cortes feitos durante os tempo da troika e que ainda estão na legislação laboral, com a reposição dos dias de férias e das compensações por despedimento.

O Bloco defendeu também mais investimento público para “salvar o serviço nacional de saúde”, bem como a recuperação adicional de salários, pensões e direitos.

https://jornaleconomico.pt/noticias/presidente-marcelo-recebe-hoje-partidos-para-indigitar-primeiro-ministro-498397

https://jornaleconomico.pt/noticias/os-cadernos-de-encargos-para-uma-nova-geringonca-498064

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.