O Senado norte-americano confirmou Antony Blinken para assumir a posição de Secretário de Estado na administração Biden, revela a “Reuters”. Desta forma, o diplomata Blinken vai substituir Mike Pompeo na liderança das relações externas dos Estados Unidos.
A votação no Senado terminou com 78 votos a favor de Antony Blinken e 22 votos contra, sendo que eram apenas necessários 51 votos para o diplomata assumir o cargo. Todos os votos contra a confirmação do diplomata foram de republicanos.
O diplomata é um conhecido e confidente de longa do presidente Joe Biden, não tendo sido uma surpresa quando foi nomeado para assumir o cargo. Durante a administração de Barack Obama, entre 2009 e 2017, e sob a vice-presidência de Joe Bide, Blinken serviu como número dois do Departamento de Estado.
Antony Blinken comprometeu-se, perante o Senado dos Estados Unidos, a trabalhar para “revitalizar a diplomacia americana” e também para construir uma união para enfrentar os desafios da Rússia, China e Irão. Além destes compromissos, Blinken prometeu trabalhar mais de perto com os aliados dos EUA, afastando-se da estratégia do 45º presidente dos Estados Unidos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com