O relatório europeu sobre o apagão ibérico tem uma data-limite de entrega até 30 de setembro de 2026.
A data foi hoje revelada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que adiantou que “o apagão ibérico será classificado como “ICS 3 – Blackout”, o nível mais grave da escala internacional de incidentes”, pela ENTSO-E, a associação que junta os gestores europeus das redes de transporte de eletricidade.
Desta forma, “o mais tardar 6 meses após o final do incidente, o painel de peritos elaborará um relatório factual que constituirá a base do relatório final – no caso concreto, nunca depois de 28.10.2025”.
Já o relatório final sobre a investigação do incidente deverá ser publicado o “mais tardar até à data da publicação do Relatório Anual dos ICS relativos a 2025 da ENTSO-E- no caso concreto, nunca depois de 30.9.2026”.
A ERSE explica que o painel de peritos “investigará as causas do incidente, elaborará uma análise exaustiva do ocorrido e formulará recomendações num relatório final que será publicado pela ENTSO-E”.
Antes da publicação do relatório final, o painel de peritos “publicará um relatório factual abrangente com todos os detalhes técnicos sobre o incidente. Além disso, a ENTSO-E fornecerá atualizações regulares à Comissão Europeia e aos Estados-Membros da União Europeia, incluindo relatórios de progresso da investigação ao Grupo de Coordenação da Eletricidade”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com