[weglot_switcher]
1338049
Em Foco

Portugal é o país europeu mais vulnerável a apagões

A falta de interligações com o resto da Europa coloca Portugal isolado e em risco de sofrer mais com apagões como aquele que aconteceu a 28 de abril.

Atualidade

Hovione vence prémio internacional e avança nos investimentos

Empresa química-farmacêutica foi distinguida com o Prémio Leonardo da Vinci 2025, pela capacidade de transmitir a sua herança e valores às gerações futuras. Em Sete Casas, Loures, o CEO, Jean-Luc Herbeaux, adiantou ao JE que o primeiro edifício do investimento de 200 milhões em curso deverá arrancar a produção em pleno em 2027.

Alienação de imóveis? “É muito pouco para resolver problemas na habitação”, diz Menezes Leitão

No último Conselho de Ministros, o Governo anunciou que vai vender nove edifícios para serem colocados a renda acessível. O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários diz que é “uma gota no oceano” e considera que o Governo devia abolir medidas como o imposto Mortágua.

Bastonário da Ordem dos Notários defende criação de seguro público para os proprietários

Jorge Batista da Silva defende que esta seria uma boa medida para proteger os proprietários nos procedimentos de despejo em caso de incumprimento por parte dos inquilinos e classifica como “positivo” o fim das mais-valias em sede de IRS, quando o valor da venda for reinvestido em imóveis para arrendamento a custos moderados.

Maior aumento desde 1991. Preços das casas subiram 21,6% em agosto

O maior aumento homólogo anterior datava de novembro de 1991, quando o preço das casas verificou um crescimento de 21,1%.

Para inquilinos e para senhorios. Primeiro-ministro revela quatro medidas para a habitação

Luís Montenegro desvendou quatro medidas que o Governo vai aprovar esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, tendo como foco “promover habitação controlada para os portugueses e em particular para a classe média”. No que toca aos números da economia, o primeiro-ministro defendeu que Portugal tem uma “invejável reputação internacional”, sendo mesmo encarado como “um farol de estabilidade”. Sobre o Orçamento do Estado, destacou o “espírito de diálogo do Governo”, mas também avisou que o programa da AD é para ser executado e avisou: “Este não é, portanto, um momento de agendas políticas partidárias, muitas vezes egoístas, e muito menos o tempo para termos instabilidade política.”

Iberdrola apresenta novo plano com foco em redes, redes e mais redes

Mais redes elétricas, com receitas previsíveis, em mercados maduros como Reino Unido e EUA, é este o grande plano da elétrica espanhola para os próximos anos.

Procura por dívida portuguesa regista máximos de 15 anos

Em comunicado o Ministério das Finanças refere que a operação foi feita pela Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública – IGCP e recebeu “cerca de 515 investidores a participarem, num total de 81 mil milhões de procura”.

Novo Casal Ventoso? “Se não agirmos rapidamente, é certo que tudo se repete”

Coordenadora de associação que apoia toxicodependentes na cidade de Lisboa alerta que os consumos têm vindo a aumentar e que é preciso “agir agora” para que a história não se repita. Diz que faltam “mais apoios no terreno”, assim como uma “atualização financeira dos que já existem e que têm vindo a fragilizar se cada vez mais”. Elsa Belo sugere ainda o envolvimento “mais comprometido” da tutela nesse capítulo e a adoção de medidas “extraordinárias que permitam contornar aspetos burocráticos que têm impedido a celeridade de respostas”.

Programa de comediante Jimmy Kimmel regressa para irritação de Trump

Trump criticou o regresso do programa de entretenimento e já deixou ameaças no ar.

Ministro russo Sergey Lavrov reúne com o Secretário de Estado Marco Rubio

Um dia depois de Donald Trump ter alterado o posicionamento dos EUA face à Ucrânia, os ministros do exterior russo e norte-americano reuniram em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral da ONU. Oligarquia russa desvaloriza e a contraditória mudança de opinião do presidente dos EUA.

COFAP emitiu parecer positivo a Álvaro Santos Pereira para Governador do BdP

“Das respostas dadas às questões formuladas e da análise e escrutínio da sua nota biográfica, a COFAP reconhece a competência e experiência técnica do Doutor Álvaro Miguel Rodrigues dos Santos Pereira para o cargo de Governador do Banco de Portugal”, lê-se no documento.

Lei de Estrangeiros: nova versão da lei mantém dois anos para reagrupamento familiar, mas admite exceções

Em conferência de imprensa, António Leitão Amaro explicou que, embora se mantenha o prazo geral de dois anos indicado no diploma chumbado pelo Tribunal Constitucional, este passará para um ano quando se trate de cônjuges que coabitaram com o requerente do reagrupamento familiar no ano anterior a este ter imigrado para Portugal.

Centro de tecnologias criativas TUMO inaugura no Porto num investimento de sete milhões

Depois de Coimbra e de Lisboa, TUMO, trazido para Portugal por Pedro Santa Clara, abre este ano letivo na cidade Invicta. Este novo centro de tecnologias, o primeiro na região Norte, é, tal como os outros, financiado por entidades privadas e públicas e gratuito para os estudantes.

Mercados

Discurso de Powell deixa investidores cautelosos

O discurso de terça-feira à noite do presidente da Reserva Federal (Fed), deixou os investidores cautelosos, depois de ter sublinhado que a fraqueza do mercado laboral está a sobrepor-se aos receios em torno da inflação persistente.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

O Banco de Portugal divulga esta quinta-feira a evolução das reclamações dos clientes bancários: em 2024, chegaram ao supervisor 22.542 reclamações. Mas há muitos outros indicadores que serão revelados hoje.

Opinião

Procura-se 1 valor para mudar o mundo

Investe-se muito em tecnologia e digitalização e pouco em pessoas, mas sem pessoas não há inovação, crescimento nem desenvolvimento.

Água, um recurso doente

De acordo com os dados da Agência Europeia do Ambiente, apenas 37% dos rios e lagos da UE se encontram em bom estado ecológico e apenas 29% em bom estado químico.

A fragilidade dos direitos

Há poucos dias, o sintomaticamente recém-rebatizado Departamento de Guerra dos EUA emitiu um memorando a exigir que os jornalistas obtenham autorização para publicar artigos, sob pena de verem o acesso ao Pentágono revogado.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.