O Portal da Queixa registou um aumento de 600% no número de reclamações feitas contra o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo de 2023. Até 15 de abril, o IHRU recebeu 106 reclamações, quando comparado com as apenas 15 do ano passado.
Entre as denúncias mais registadas pelo Portal da Queixa estão a demora na entrega das casas, os longos atrasos no pagamento das rendas e a falta de resposta do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
Analisando os vários programas de habitação, o Porta 65 Jovem, de apoio ao arrendamento jovem, conta com 34.4% das reclamações dirigidas ao IHRU, seguido pelo o apoio à renda (32.2%) e o apoio extraordinário à renda (13,3%).
Seguem-se os apoios ao arrendamento apoiado e arrendamento acessível, ambos com 4,4% de reclamações efetuadas, e o programa Porta 65+ com 2.2%.
Os problemas relacionados com a habitação social foram responsáveis por 5.6% das reclamações feitas no Portal da Queixa, bem como o programa ‘arrendar para subarrendar’ alvo de 3.3% das queixas contra o IHRU.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com