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Apoios à Habitação: reclamações contra o IHRU aumentam 600% no primeiro trimestre

Entre as denúncias mais registadas pelo Portal da Queixa estão a demora na entrega das casas, os longos atrasos no pagamento das rendas e a falta de resposta do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
18 Abril 2024, 15h44

O Portal da Queixa registou um aumento de 600% no número de reclamações feitas contra o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo de 2023. Até 15 de abril, o IHRU recebeu 106 reclamações, quando comparado com as apenas 15 do ano passado.

Entre as denúncias mais registadas pelo Portal da Queixa estão a demora na entrega das casas, os longos atrasos no pagamento das rendas e a falta de resposta do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Analisando os vários programas de habitação, o Porta 65 Jovem, de apoio ao arrendamento jovem, conta com 34.4% das reclamações dirigidas ao IHRU, seguido pelo o apoio à renda (32.2%) e o apoio extraordinário à renda (13,3%).

Seguem-se os apoios ao arrendamento apoiado e arrendamento acessível, ambos com 4,4% de reclamações efetuadas, e o programa Porta 65+ com 2.2%.

Os problemas relacionados com a habitação social foram responsáveis por 5.6% das reclamações feitas no Portal da Queixa, bem como o programa ‘arrendar para subarrendar’ alvo de 3.3% das queixas contra o IHRU.

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