A Apple chegou a acordo com o regulador antitrust da União Europeia (UE) para permitir o acesso dos seus rivais à sua tecnologia de pagamentos tap-and-go. Segundo a “Reuters”, este acordo termina com uma investigação que já dura há quatro anos.
Margrethe Vestager, chefe da UE para o regulador antitrust, afirmou que “a Comissão decidiu aceitar os compromissos oferecidos pela Apple, sendo que estes vão ao encontro das nossas preocupações preliminares de que a Apple possa ter restringido ilegalmente a concorrência, no que toca a carteiras móveis em iPhones”.
Perante esta decisão, “a partir deste momento, os concorrentes podem competir com a Apple Pay para realizar pagamentos móveis com o iPhone e os consumidores vão passar a ter uma gama mais ampla de carteiras móveis seguras e inovadoras para escolher”, refere Margrethe Vestager.
A tecnologia tap-and-go da Apple permite realizar pagamentos de contacto com carteiras móveis, sendo que agora vai permitir que os programadores acessem a esta tecnologia para criar aplicações de pagamentos para telemóveis.
A Comissão Europeia lançou a investigação em 2020, sendo que que a Apple corria o sério risco de enfrentar uma multa pesada. Ainda assim, e apesar deste caso estar resolvido, a gigante tecnológica ainda é alvo de mais três investigações por causa de práticas que podem violar a lei dos Mercados Digitais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com