[weglot_switcher]

Aprender retribuindo à comunidade

MYP, um projeto de ensino que valoriza o voluntariado e uma abordagem holística ao conhecimento.
17 Dezembro 2019, 07h01

O sistema International Baccalaureate (IB) assenta em quatro programas: Primary Years Programme (PYP), Middle Years Programme (MYP), Diploma Programme (DP) e Career-related Programme (CP). E todo o processo educativo é baseado em valores e no desenvolvimento do pensamento crítico, com base na pesquisa e investigação; em conceitos chaves para ajudar a desenvolver o processo de aprendizagem; e numa abordagem holística ao conhecimento. Também se aprende a retribuir à comunidade. Ou não fosse este um princípio basilar deste projeto de ensino. Aliás, se os alunos não abraçarem a causa correm o risco de chumbar. Independentemente das (boas) notas que possam ter.

Além do voluntariado, transpor o que se aprende na sala de aula para a vida real é um dos aspetos que caraterizam o MYP, que assinala 25 anos em 2019. O aluno que frequenta o programa é estimulado a desenvolver competências de comunicação, métodos de investigação e autogestão e a desenvolver competências sociais. O objetivo é promover a cooperação e o aprofundar do conhecimento dos problemas locais, nacionais e globais.

Fundado na Suíça do pós-Segunda Guerra Mundial, com o propósito de educar para uma cultura de paz, o International Baccalaureate está presente no mundo inteiro através das suas 5.000 escolas em 150 países. Atualmente, existem em Portugal nove escolas que oferecem o currículo IB.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.