[weglot_switcher]

Arábia Saudita corta preços perante aumento da produção. Petróleo perde mais de 1%

O principal produtor tomou a decisão este domingo, tendo em conta o aumento da oferta e a concorrência dos produtores rivais.
8 Janeiro 2024, 10h08

O petróleo está em queda depois da Arábia Saudita ter cortado o preço do barril para o mercado asiático. O brent está a cair 1,12% para 77,88 dólares e o crude perde 1,19% para 72,93 dólares pelas 10 horas.

A Arábia Saudita efetou cortes acentuados no preço do petróleo perante um aumento da produção da OPEP, de forma a compensar as preocupações com a escalada da tensão geopolítica no Médio Oriente.

O principal produtor tomou a decisão este domingo, tendo em conta o aumento da oferta e a concorrência dos produtores rivais. Trata-se de uma redução do petróleo para o nível mais baixo em 27 meses.

Relembrar que, perante a preocupação geopolítica entre Israel e Hamas, que influencia o Mar Vermelho, a OPEP aumentou a produção em 70 mil barris por dia em dezembro, até aos 27,88 milhões de barris diários.

“As tensões no Mar Vermelho são o único contrapeso, embora fraco e intermitente, para os preços do petróleo sucumbirem a uma redução devido às expectativas de fraca procura global e aumento dos stocks”, apontaram analistas consultados pela “Reuters”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.