[weglot_switcher]

Arquitecto catalão Ricardo Bofill morreu hoje aos 82 anos

O arquiteto espanhol Ricardo Bofill faleceu esta sexta-feira aos 82 anos, comunicou o seu assistente à “Reuters”, sem revelar as causas da morte.
  • Reuters
14 Janeiro 2022, 19h30

O arquiteto espanhol Ricardo Bofill faleceu esta sexta-feira aos 82 anos, comunicou o seu assistente à “Reuters”, sem revelar as causas da morte.

Bofill foi responsável por vários monumentos considerados ‘pós-modernistas’ pela revista Architectural Digest, projetados numa mistura de materiais modernos, como aço e cimento, e formas e geometrias clássicas, como colunas.

A torre do Hotel W Barcelona de 29 andares em forma de vela, localizado na praia, na entrada do Porto, em Barcelona, está entre os principais projetos do arquiteto, sendo ainda famoso por criar nos anos setenta e oitenta enormes projetos de habitação social nos subúrbios franceses, que foram usados ​​posteriormente para filmar “Brasil” de Terry Gilliam na década de 1980 e ‘The Hunger Games” mais recentemente.

Ricardo Bofill desenhou ainda a Praça da Europa, no Luxemburgo, e a estrutura residencial Antigone, em Montpellier, França.

Em Espanha, foi responsável pelo palácio Municipal de Congressos, em Madrid, as novas instalações do porto de Barcelona, a remodelação e ampliação do aeroporto da capital catalã, bem como o Teatro Nacional da Catalunha.

“É chegado o momento de recordar o muito que fez pela arquitetura, e pela projeção internacional da Catalunha e de Espanha”, considerou o ministro espanhol da Cultura e Desporto, Miquel Iceta.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.