É a maior operação de sempre da bolsa de Luanda e arranca esta sexta-feira, dia 5 de setembro. A oferta pública inicial (IPO) do Banco de Fomento Angola (BFA), uma das peças do Programa de Privatizações do Governo de Angola (PROPRIV), coloca no mercado mais de 4,4 milhões de ações do banco, correspondentes a 29,75% do capital social. O processo tem início pelas 9h00 desta sexta-feira, prolongando-se até ao dia 25 de setembro, com a admissão à negociação das ações na BODIVA prevista para o dia 30 de setembro.
No roadshow de lançamento da Oferta Pública de Venda (OPV) do BFA, que decorreu no dia 4, véspera do início do período de subscrição, Álvaro Fernão, presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), diz que a dispersão do capital em bolsa “é um sinal claro de que Angola está a dinamizar o mercado de capitais, transferindo propriedade, gerando liquidez e ampliando a base de investidores”.
“Este lançamento também espelha algo ainda mais profundo: a confiança no ambiente de negócios angolano. O Executivo tem desenvolvido reformas estruturantes — no acesso ao crédito, na protecção de investidores minoritários, na execução de contratos e na abertura de empresas, sinalizando assim, a selecção do Banco Mundial para Angola integrar o Projecto-Piloto de Avaliação do Ambiente de Negócios”, afirmou o mesmo responsável, durante o evento que decorreu no Hotel InterContinental Luanda Miramar.
Conteúdo reservado a assinantes. Aceda ao conteúdo completo aqui. Edição do Jornal Económico de 5 de setembro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com