[weglot_switcher]

Artisans Map, uma rota cultural pelos artesãos de Mafra

Conhecer artesãos e saberes ancestrais numa experiência imersiva, interativa e emocional, com cheiro a barro e a paixão é a proposta deste projeto social. Será apresentado ao público, no Parque Santa Marta, na Ericeira, no dia 1 de julho, por via de uma exposição interativa
Clara Pizarro Foto de Carolina Palmieri
16 Junho 2023, 19h44

Projeto sem fins lucrativos, o Artisans Map é um guia cultural de Mafra, gratuito e em versão online e print, que sinaliza as oficinas e os ateliers onde ainda se cria manualmente e se produz de forma 100% natural e sustentável.

À mão e com o coração. Não apenas isso como incentiva e promove o contacto direto com os artesãos, mostrando quem são, onde estão, o que fazem e como fazem. Dando-lhes um rosto, um nome, uma morada e a devida cotação artística. Um mapa que é uma ferramenta apaixonante para a nova tribo de viajantes, gente que valoriza a cultura, experiências imersivas, substantivas e enriquecedoras do ponto de vista humano, comprometida em contribuir para as comunidades que visita e se empenha num turismo regenerativo.

Não meramente de saldo zero – por estes dias já insuficiente para equilibrar os pratos da balança ambiental –, mas de saldo positivo. E para ambas as partes. Um projeto que inspira as pessoas e contagia o mundo.

O Artisans Map será apresentado ao público, no Parque Santa Marta, na Ericeira, no dia 1 de julho, por via de uma exposição interativa com alguns gatilhos emocionais. Além de fotografias dos 10 artesãos envolvidos nos seus ancestrais métiers e onde parecem falar com as mãos, serão criadas atmosferas que replicam e transmitam o ambiente oficinal de cada um dos saberes, para que o visitante mergulhe em profundidade num universo criativo. Ferramentas, texturas, instantâneos de outras eras e a presença dos próprios artesãos (apenas no primeiro dia da exposição, 01 de julho) para uma ronda de conversas, são fatores de proximidade e conexão a explorar por cada visitante.

O projeto Artisans Map foi criado por Clara Pizarro, formada em Design, na Universidade Católica do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Moda, pela University of the Arts London, e com MBA em Marketing. Desde 2019 em Portugal, é uma empreendedora no setor do artesanato, cujo compromisso na dinamização da manufatura resultou na Casa Luya, um projeto próprio, baseado na Ericeira, onde só entra aquilo que se produz à mão e com o coração.

A ela se juntou uma talentosa e apaixonada equipa de profissionais com extensa experiência em fotografia, produção de vídeo, documentação, indústria do turismo e hotelaria e produção de exposições de arte. O hotel You and the Sea e a empresa QBQ Comunicação e Imagem são os principais patrocinadores do projeto.

Onde e quando:

Parque Santa Marta- Dia 01 de Julho – Das 17h às 21h- Dia 02 de Julho – Das 11h às 17h

Casa da Cultura da Ericeira- De 04 de agosto a 03 de setembro.

A entrada é livre e gratuita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.