“Nunca imaginei que o epicentro do caos global fosse o meu país”, disse ontem o prémio Nobel da Economia Paul Krugman em Lisboa numa conferência do Banco de Portugal (BdP).Já o Governador do BdP, Mário Centeno, elogiou a evolução do país desde a revolução do 25 de abril, mas destacou que ainda existem muitos desafios pela frente.
Em 12 anos de pontificado, Francisco promoveu reformas na estrutura, no estilo e na visão de Igreja. Terá sido, como dizem alguns, o encerramento ‘em ouro’ do II Concílio do Vaticano. Está aberta a sua sucessão e as listas dos mais bem posicionados são numerosas.
O ranking dos mais ricos do mundo aumentou com a inscrição de nomes ilustres. A lista conta com 288 novas entradas, sendo que 103 pertencem aos Estados Unidos, enquanto 37 correspondem a empresários alemães.
O primeiro-ministro manifestou o seu pesar pela morte de Francisco, que considerou ser “um exemplo para todos” e uma “fonte de inspiração espiritual e humana”.
Isabel Roseiro, diretora de Marketing da Randstad Portugal adianta ao JE as conclusões do estudo Talent Trends 2025, onde sobressai “grande otimismo” no impacto da inteligência artificial sobre o mercado de trabalho. Portugal não se afasta das tendências traçadas pelos maiores países.
Administração Trump tenta fazer o que a administração Biden não conseguiu: manter a Índia no perímetro de influência dos Estados Unidos. Acordo comercial tentará convencer Modi – que mantém o país no Quad mas também nos BRICS – a deixar cair a China.
Os dados provisórios das exportações em abril mostram uma queda de 5,2%, com os EUA a recuarem 14,3%. Automóveis e aço são os bens que mais recuaram, precisamente os visados pelas tarifas de Trump, e os dados foram divulgados dias antes de representantes de ambos os países se encontrarem para discutir a sua política comercial.
“A taxa de juro implícita no crédito à habitação desceu para 3,735%, valor inferior em 9,5 pontos base face ao registado no mês anterior, acumulando uma redução de 92,2 pontos base desde o máximo atingido em janeiro de 2024 (4,657%)”, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Rita Nabeiro é neta do fundador do grupo Delta, Rui Nabeiro, e irmã do CEO do grupo Nabeiro, Rui Miguel Nabeiro. Em entrevista a propósito da rubrica semanal “Decisor da semana”, revela (entre muitas outra coisas) que “gostaria que o grupo continuasse a ser uma empresa familiar nas próximas décadas, pois trata-se de um projeto ao qual o meu avô Rui e a minha avó Alice dedicaram as sua vidas”.
A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) vai reunir esta terça-feira com o líder da IL e na quarta reúne com o líder do PS. As restantes reuniões ainda não têm data anunciada.
O Papa Francisco morreu hoje aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia. Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.
A bolsa de Nova Iorque voltou a registar quedas fortes na primeira sessão da semana, fruto da nova insistência de Trump em que haja um corte nos juros da Fed. O presidente dos EUA diz que a inflação está sob controlo e alerta para os riscos de desaceleração da economia. Esta terça-feira, destaque para os resultados da Tesla.
Eurostat atualiza os números trimestrais do défice orçamental na zona euro e UE. No terceiro trimestre, o défice público da zona euro recuou para 2,6% do PIB. O Banco de Portugal apresenta, esta quarta-feira, o Relatório de Emissão Monetária de 2024.
A política, tal como o cinema, tem horror ao vazio e à irrelevância. E na Europa de 2025, Paris começa a parecer cada vez mais uma personagem secundária que não sabe que o guião já mudou.
Para os ucranianos, os americanos não estavam dispostos a fazer o que era necessário para os ajudar a vencer. Ao passo que os americanos achavam que os ucranianos não estavam dispostos a fazer o que era imprescindível para serem ajudados a vencer.