[weglot_switcher]
1316660
Em Foco

Suspeitas sobre uso do PRR? “Há muitos processos sob investigação e que estão sujeitos a sigilo”, diz estrutura de missão

Estrutura de Missão Recuperar Portugal diz ter “ligações diretas” às autoridades que investigam casos que levantam suspeitas sobre o uso fraudulento e indevido de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). PJ deteve seis pessoas no âmbito de uma operação que investiga suspeitas de fraude e corrupção na aquisição de sistemas informáticos através destes fundos comunitários. Várias entidades foram alvo de buscas, entre as quais a Universidade do Porto, o INEM e o Banco de Portugal. Judiciária executou arrestos no valor de 4,6 milhões de euros.

Atualidade

Suspeitas de fraude e corrupção relacionadas com PRR. Buscas terminam com seis detidos

Universidade do Porto e o INEM foram algumas das entidades alvo de buscas no âmbito da operação que a Polícia Judiciária apelidou de ‘Nexus’. Os detidos são um membro da administração e três funcionários da empresa tecnológica envolvida e ainda um funcionário de empresa concessionária e um funcionário público. Operação contou com a presença de elementos do Gabinete de Recuperação de Ativos – Norte da PJ que executou arrestos no valor de 4,6 milhões de euros. 

PRR: Portugal acima da média de execução europeia e sétimo pedido coloca taxa nos 47%

Para o presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP), é importante “que percebamos bem quais os indicadores; se quisermos fazer confusão sobre eles estamos sempre a iludir a opinião pública”.

CFP destaca subida da receita do IMT apesar de isenção para jovens

A receita com o IMT cresceu 0,8% em 2024 em relação ao ano anterior, contrariando a quebra prevista no OE de 1,6%, fruto de um mercado imobiliário com uma dinâmica superior à antecipada.

Francisco Teixeira: “O conteúdo produzido pelas pessoas vai duplicar”

Francisco Teixeira é o CEO do maior grupo de publicidade, relações e agências de meios de Portugal, a WPP, um colosso global, emprega quase mil pessoas no nosso país, que arrasou nos prémios de Cannes. Ao Cinco Minutos, Francisco Teixeira faz o balanço do festival, sublinha o êxito de Portugal, apesar de ele não ter chegado via WPP, e escolhe a campanha que mais o impressionou — a da seguradora AXA, que encontrou uma forma de ajudar as mulheres e homens alvo de violência doméstica. Também falámos de inteligência artificial e de como as pessoas devem moldar a máquina e não o contrário. É sublinha que o conteúdo produzido pelas pessoas vai duplicar nos últimos três anos.

Operação Marquês: Sócrates diz ter ‘smoking gun’ para desmentir acusação

Na segunda sessão deste julgamento, e entre várias advertências da juíza Susana Seca a José Sócrates e de vários comentários deste sobre a forma como a sessão é conduzida, o antigo primeiro-ministro disse querer começar por desmontar a acusação do Ministério Público relativamente à OPA da Sonae sobre a PT, segundo a qual Ricardo Salgado, ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), terá sido favorecido pelo antigo primeiro-ministro socialista.

Governo reforça SNS com 200 milhões

Esta verba de 200 milhões de euros tem como finalidade a liquidação de dívidas a fornecedores externos com prazo de pagamento vencido há mais de 90 dias. Esta é uma medida que que “reforça a sustentabilidade do SNS”, sublinha o Governo.

Finangeste investe 60 milhões de euros em projeto com 345 fogos em Tomar

O projeto Quinta do Contador deverá ter 345 fogos, “incluindo um número significativo de fogos sob o regime de custos controlados”, refere a Finangeste, e também “espaços comerciais, escritórios e residências para estudantes, com o objetivo de “contribuir para a atratividade e dinamismo económico” da região. As obras devem arrancar em setembro.

Tarifas: termina hoje a trégua comercial proposta por Donald Trump

Num quadro de grande expectativa, a União Europeia insiste nas tarifas ‘zero-por-zero’, mas Berlim quer aumentar a parada e exige tarifas recíprocas se Washington se mantiver irredutível. A data de 1 de agosto é o primeiro dia do resto da vida do comércio global.

Espanha: Sánchez no Congresso para explicar porque vai continuar à frente do executivo

Chefe do governo espanhol reconhece “dias difíceis”, mas vai assegurar aos deputados que tem todas as condições para continuar. Desentendimento com os parceiros da coligação parece ter sido sanado.

Macron no Reino Unido para visita de Estado ‘à antiga’

Pompa e circunstância para indicar que o Canal da Mancha continua a unir a União Europeia e o Reino Unido. Para limitar a ‘festa’, a imigração e a Ucrânia estão no topo da agenda.

Setor bancário cabo-verdiano regista lucros recorde em 2024

O valor representa mais 16% que no ano anterior, de acordo com as tabelas de Indicadores do Sistema Bancário publicadas pelo Banco de Cabo Verde (BCV), que mostram um desempenho estável da rendibilidade dos capitais próprios, ao manter-se em torno de 16%.

Investigadores e docentes contra a precariedade na ciência protestam na NOVA SBE

O protesto desta quarta-feira, 9 de julho, culmina com a entrega do Manifesto em Defesa da Ciência Pública aos membros do Governo: Helena Canhão, secretária de Estado da Ciência e Inovação, participa na abertura do Encontro da Ciência 2025, e o ministro Fernando Alexandre, no encerramento. Os investigadores querem a regularização imediata dos vínculos precários de todos os trabalhadores com funções permanentes.

Mercados

Trump alarga prazo das tarifas e mercados fecham em alta. Minutas da Fed a caminho

O presidente dos EUA voltou a marcar o dia, ao confirmar que as tarifas que anunciou desde o início da semana e todas as que anunciar até ao final do mês vão entrar em vigor no dia 1 de agosto. Segue-se a revelação das minutas da última reunião da Fed, numa altura em que se esperam dois cortes até ao final do ano.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

A partir das 15h00, estarão em discussão o projeto da Iniciativa Liberal para a criação de uma comissão eventual de inquérito parlamentar ao INEM, assim como a proposta do Chega sobre a ocupação ilegal de imóveis e outra iniciativa do PS relacionada com o apoio aos viticultores da Região do Douro. A Assembleia da República também irá votar a alteração dos Estatutos dos Magistrados Judiciais, do Ministério Público e dos Tribunais Administrativos e Fiscais, além da Lei da Organização do Sistema Judiciário.

Opinião

Um exemplo do mau funcionamento da Justiça

O mesmo efeito prático teria sido obtido com muito menos matéria, concentrando a acusação e fundamentação num número reduzido de factos, simplificando os procedimentos intermédios, e chegando a um julgamento em data muito anterior. Falo do Processo Marquês.

E se comprar casa tiver deixado de ser um direito?

A habitação deixou de ser um tema apenas económico para se tornar um problema social de fundo. É preciso, portanto, fazer escolhas.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.