[weglot_switcher]

As virtudes e desafios da ‘cloud’ para empresas

Uma ferramenta que se revelou importante na transição digital, nomeadamente na passagem para o teletrabalho, as clouds estão cada vez mais sofisticadas e comuns, mas os desafios são ainda muitos.
28 Novembro 2020, 12h00

A expressão “novo normal” tem figurado recorrentemente desde que a Covid-19 obrigou a uma alteração profunda das nossas rotinas. No entanto, para muitas empresas essa alteração processava-se já antes da chegada do novo coronavírus e passava pela adoção das tecnologias de cloud nos seus negócios, como ficou expresso na Executive Round Table realizada em parceria pelo JE, EVONIC e VMware.

“Se faço uma reflexão relativamente ao estado em Portugal deste ‘novo normal’, e observo em Espanha também, diria que aproximadamente metade das empresas do PSI-20 já têm este tipo de iniciativas de cloud híbrida”, afirma Alexandre Bento, Iberia Commercial Sales Manager da VMware.

Através de soluções mistas entre cloud pública (detida e operada por fornecedores externos) e privada (que utiliza estes recursos exclusivamente pela empresa que contrata o serviço), as empresas conseguem fazer uso das vantagens que traz esta tecnologia, nomeadamente mais flexibilidade, capacidade de escalar e o uso de ferramentas inovadoras, protegendo-se até certo ponto de algumas ameaças, sobretudo através da diversificação do risco.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.