A Conferência dos Representantes dos Partidos aprovou, esta segunda-feira, a suspensão dos plenários até que seja conhecida a decisão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se reúne amanhã com as forças partidárias madeirenses, com o intuito de abordar a atual situação política da Região, que tem um Governo em gestão, por via da aprovação de uma moção de censura. Os partidos madeirense já tinham defendido junto do Representante da República, Ireneu Barreto, a necessidade de existirem eleições antecipadas na Região, algo que devem vincar amanhã nas audições com o Chefe de Estado.
Devido às reuniões entre Marcelo os partidos se realizarem amanhã o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, decidiu apresentar uma proposta para o cancelamento do plenário desta terça-feira.
Esta decisão teve o “sim” da maioria dos partidos com a “exceção do deputado da Iniciativa Liberal, que votou contra”, disse José Manuel Rodrigues.
“Por proposta do PSD, não serão realizados plenários na quarta-feira e na quinta-feira, antes de se saber a decisão do Presidente da República sobre a crise política na Região”, acrescentou o presidente da Assembleia da Madeira.
O PSD, o Chega, CDS-PP e PAN votaram a favor enquanto que PS, JPP e Iniciativa Liberal votaram contra, entendendo que existiam condições para se realizarem as reuniões plenárias previstas para quarta-feira e quinta-feira.
José Manuel Rodrigues disse ainda que vai ser debatida amanhã na Assembleia da República a proposta do Parlamento madeirense de revisão da Lei Eleitoral da Madeira, que contempla alterações ao nível da paridade, o voto em mobilidade e o voto em Braille.
O presidente da Assembleia Regional disse que se a proposta for aprovada pela Assembleia da República “será aplicada em futuras eleições”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com