[weglot_switcher]

Assembleia de obrigacionistas da SIC adiada e entrada da MFE adiada

Recorde-se que o objetivo desta assembleias é votar a alteração às condições de reembolso antecipado das obrigações emitidas pela empresa no ano passado, o que é condição para a entrada da MediaForEurope, da família Berlusconi, no capital da Impresa, a dona da SIC. Também em comunicado a Impresa disse que não antecipa que a ação da acionista minoritária Tilway afete o negócio,
6 Fevereiro 2026, 17h58

A SIC – Sociedade Independente de Comunicação anunciou ao mercado que a Assembleia de titulares das obrigações representativas do empréstimo obrigacionista denominado “Obrigações SIC 2024-2028” agendada para reunir no dia de hoje, 6 de fevereiro de 2026, em primeira convocação, não teve lugar em virtude de os titulares de Obrigações SIC 2024-2028 presentes ou representados não atingirem o quórum constitutivo aplicável.

Agora a Assembleia de Obrigacionistas vai reunir-se em segunda convocatória no dia 23 de fevereiro de 2026, pelas 11h00 desde que esteja presente qualquer pessoa ou pessoas que detenham ou representem quaisquer Obrigações SIC 2024-2028 então em dívida, independentemente do montante global em causa.

Recorde-se que o objetivo desta assembleias é votar a alteração às condições de reembolso antecipado das obrigações emitidas pela empresa no ano passado, o que é condição para a entrada da MediaForEurope, da família Berlusconi, no capital da Impresa, a dona da SIC.

Em comunicado anterior, a Impresa explicou que o acordo de investimento só produzirá efeitos após aprovada a alteração.

Portanto este adiamento da assembleias de obrigacionistas vai atrasar a entrada da MFE no capital da Impresa.

Ontem, a Impresa confirmou ao mercado, na sequência de notícias divulgadas em 4 de fevereiro de 2026, que, “apesar de ainda não ter sido citada, tomou conhecimento da interposição, pela Tilway Management Inc., sociedade anónima de direito panamiano, de ação judicial visando a invalidação das deliberações sociais adotadas em Assembleia Geral de 29 de dezembro de 2025, incluindo a deliberação relativa ao aumento de capital social que, quando executada pelo Conselho de Administração da Sociedade, permitirá a entrada da MFE – MediaForEurope no seu capital”.

No entanto, no mesmo comunicado a Impresa disse que “não antecipa que a referida ação tenha impacto na implementação da parceria entre a Impresa e a MFE”.

A Tilway Management Inc, acionista minoritária da Impresa, entrou com uma ação em tribunal para anular o aumento de capital, condição para a entrada dos italianos MFE na dona da SIC, de acordo com informação no portal Citius.

Até ao momento desconhece-se quem são os titulares da empresa com sede no Panamá.

Em 29 de dezembro, os acionistas, reunidos em assembleia-geral (AG) extraordinária da Impresa, autorizaram o Conselho de Administração a realizar, no prazo de um ano, um aumento de capital de até 17,3 milhões de euros, mediante entradas em dinheiro.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.