[weglot_switcher]

“Vamos perder atratividade nos vistos Gold”, realça responsável da Fundação Francisco Manuel dos Santos

O investimento através dos vistos Gold em Portugal manteve em 2021 uma tendência decrescimento que se verifica desde 2017, de acordo com dados da Pordata a propósito do Dia Internacional dos Migrantes. Veja a análise nesta “Fast Talk” com Gonçalo Saraiva Matias, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
18 Dezembro 2022, 09h00

O investimento através dos vistos Gold em Portugal manteve em 2021 uma tendência decrescimento que se verifica desde 2017, de acordo com dados da Pordata a propósito do Dia Internacional dos Migrantes. Em 2021, foram atribuídos 865 vistos Gold que resultou num investimento total de 461 milhões de euros (1% do total de investimento privado do país), menos 186 milhões do que em 2020.

A questão demográfica é o grande desafio de Portugal para as próximas décadas. Num país a encolher e a envelhecer, e onde a natalidade tem vindo a diminuir, como pode Portugal inverter uma tendência que põe em causa a sua própria sustentabilidade? Estas são algumas das questões centrais que a Pordata, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, procura responder com os dados divulgados a propósito do Dia Internacional dos Migrantes.

Gonçalo Saraiva Matias, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, é o convidado desta Fast Talk da plataforma multimédia JE TV.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.