[weglot_switcher]

“Até junho, nenhum estabelecimento fechou por não conseguir pagar a renda”, garante secretário de Estado do Comércio

“Ate ao mês de junho, não houve nenhum operador económico do comércio dos serviços ou da restauração que tenha sido encerrado por força de não conseguir fazer frente ao pagamento da renda”, garantiu João Torres durante reunião plenária.
7 Julho 2020, 18h47

Até ao mês de junho, nenhum estabelecimento da área do comércio, serviços e restauração encerrou portas por não conseguir pagar a renda, garantiu esta terça-feira João Torres, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

“Ate ao mês de junho, não houve nenhum operador económico do comércio dos serviços ou da restauração que tenha sido encerrado por força de não conseguir fazer frente ao pagamento da renda”, garantiu João Torres durante reunião plenária.

Sobre a matéria da moratória das rendas dos contratos de arrendamento não habitacional, João Torres apontou ser “muito complexo neste contexto encontrar uma solução que seja relativamente simples, que não seja demasiado honorosa do ponto de vista burocrático e administrativo e que reflita ou abranja todas as realidades que hoje estão representadas no comercio dos serviços ou da restauração”.

“É evidente que esta crise tem um impacto muito significativo na generalidade dos operadores económicos no nosso país, mas também é importante que de alguma forma não criemos soluções desadequadas que possam beneficiar quem possa não estar a necessitar deste regime”, alertou João Torres.

“É importante termos a consciência, em primeiro lugar, das matérias que dizem respeito ao arrendamento não habitacional não vão resolver infelizmente os problemas que hoje podemos observar e constatar ao nível das nossas atividades económicas, esta discussão e esta constatação é relevante no momento que atravessamos”, apontou João Torres.

O secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor pediu ainda que os deputados, na discussão desta matéria, tivessem em consideração que “os contratos de arrendamento não habitacionais sujeitos ao regime de rendimento urbano e outras são os contratos de locação imobiliária que tipicamente se celebram nos centros comerciais e parece que no conjunto da discussão há algum cruzamento da informação que não torna nítida aquela que é a realidade que é diversa de ambos os setores”.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.