[weglot_switcher]

Atenção às fraudes na internet que usam figuras públicas que prometem retorno altamente lucrativo

Nas redes sociais são múltiplas as figuras públicas usadas para atrair investidores para esquemas fraudulentos e que constituem autênticas armadilhas para os menos avisados.
1 Julho 2024, 12h39

Tem algumas poupanças e pretende rentabilizar o seu investimento?

Nas redes sociais são múltiplas as figuras públicas usadas para atrair investidores para esquemas fraudulentos e que constituem autênticas armadilhas para os menos avisados.

Muitas vezes e para tornar mais credível a informação colocam comentários de alegados investidores a confirmarem satisfação pelo investimento que fizeram.

Atenção, na dúvida, desconfie!

Investir pela internet pode ser uma via que oferece vantagens, não só porque é de fácil acesso e de custo mais reduzido, mas também pode apresentar alguns riscos que quem investe precisa de ter em conta.

Destacamos alguns:

  • Tentarem persuadi-lo a tomar uma decisão imediatamente;
  • Pedirem seja disponibilizada uma pequena quantia inicial, alegando que essa verba servirá para fazer uma reserva do investimento futuro;
  • Serem solicitados dados pessoais, por exemplo, ou o NIF e dados do cartão de crédito, para concretizar o investimento, resultando em roubo de identidade e perda de recursos financeiros;
  • Esquemas de pirâmide, onde os lucros dos primeiros investidores são pagos com o dinheiro de novos investidores, são também comuns, com proposta de angariação de novos clientes e tentativa de convencer que o seu retorno será tanto maior quanto maior o número de novos investidores que conseguir angariar.

Deve ainda atender a eventuais custos e comissões associadas.

E atenção às mensagens com links. Confirme se o direcionam para sites não seguros ou maliciosos (pode confirmar se o link é falso colocando o cursor do seu rato no link, sem clicar e verificar a respetiva correspondência).

Em suma, tente mitigar riscos.

Se pretende investir, faça-o em segurança.

Antes de qualquer decisão de investimento, faça uma pesquisa prévia, confirme se o site é fiável e utilize plataformas e corretores de confiança, certificando-se na CMVM se o intermediário financeiro está registado.

Finalmente, lembre-se que a melhor estratégia será diversificar os seus investimentos e diluir os riscos, mas sempre em consciência e fundamentadamente.

 Informe-se connosco e subscreva a nossa newsletter da proteção financeira.

A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.