[weglot_switcher]

Atualização salarial dos professores que subiram de escalão chega em fevereiro

Os oito mil docentes que subiram de escalão ao abrigo do chamado acelerador das carreiras, criado pelo ministro da Educação, só vão ver o reflexo da subida em fevereiro.
19 Janeiro 2024, 11h45

Os oito mil docentes que subiram de escalão no âmbito do mecanismo “acelerador de carreiras” criado pelo ministro da Educação e aprovado ainda em 2023 com o Governo em plenas funções, terá efeitos no final de fevereiro. Só nessa altura, portanto, será paga a atualização salarial respeitante. 

Na antena da SIC Notícias, Mário Nogueira, secretário geral da Fenprof, maior estrutura sindical do sector, questionou o timing do Governo do PS e o mesmo aconteceu com Rui Rocha, da Iniciativa Liberal, que lembrou que tudo foi aprovado antes de haver “ideia de que o Governo podia cair”.

O diploma permitiu a transição de cerca de oito mil professores para os quinto e o sétimo escalões.

No caso dos cerca dos três mil e 600 professores que progrediram para o sétimo escalão o aumento será de quase 251 euros brutos. Já os salários dos docentes que passaram para o quinto escalão será aumentado em cerca de 158 euros brutos.

O pagamento será feito com retroativos.

Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, disse, esta quinta-feira que “se há um pagamento feito de forma concentrada significa que a atualização não foi possível dentro do previsto”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.