Aumento extra das pensões chega amanhã à conta de 70% dos pensionistas

Cerca de dois milhões de pensionistas que recebem até 632 euros terão direito a um acréscimo de 6 ou 10 euros, consoante os casos.

O aumento extraordinário das pensões até 632 euros, que será de 6 ou 10 euros, consoante os casos, começa a chegar amanhã à conta bancária da maioria dos pensionistas da Segurança Social. Segundo o Governo, o acréscimo irá beneficiar cerca de 2 milhões de pensionistas.

De acordo com o calendário oficial, a data de pagamento das pensões por transferência bancária é a dia 10 de cada mês e, segundo fonte do Ministério do Trabalho, cerca de 70% dos pensionistas recebem as pensões por esta via.

“Cerca de 70% dos dois milhões de pensionistas que vão receber o aumento extraordinário das pensões vão receber dia 10 por transferência bancária juntamente com a pensão”, afirma a fonte oficial.

Já nos casos em que as pensões chegam por vale dos correios, a emissão é efetuada por ordem alfabética a partir do primeiro dia útil de cada mês e até ao dia 12. Por sua vez, os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) recebem a dia 18.

O aumento extraordinário de agosto abrange os pensionistas que recebem por mês um valor total de pensões inferior ou igual a 631, 98 euros (o equivalente a 1,5 Indexantes de Apoios Sociais). Aqui incluem-se as pensões de invalidez, velhice, sobrevivência, aposentação e reforma. Para calcular o valor recebido por mês, somam-se todas as pensões recebidas em julho de 2017.

As pensões aumentam 6 ou 10 euros, consoante os casos. As pessoas que não receberam qualquer aumento entre 2011 e 2015 têm direito a mais 10 euros por mês. Já quem teve pelo menos uma pensão aumentada nesse período passa a receber mais 6 euros.

Mas atenção: o aumento é face ao valor da pensão em dezembro de 2016. Ou seja, há que descontar a atualização efetuada em janeiro de 2017, que foi de 0,5% e que abrangeu as pensões até 842,6 euros.

Por exemplo, um pensionista que recebia em dezembro passado 500 euros (excluindo o duodécimo do subsídio de natal) teve direito a um aumento de 2,5 euros em janeiro, pelo que em agosto terá um acréscimo de 7,5 euros e não de 10 euros.

A Segurança Social vai ainda avançar com um processo para uniformizar o pagamento de pensões. Quem tiver duas contas bancárias ou dois meios diferentes (por exemplo, recebe uma pensão por transferência bancária e outra por vale postal) terá de escolher uma única forma de pagamento.

Se o pensionista nada disser, então o pagamento passa a ser feito por transferência bancária. Nos casos em que existam duas contas bancárias, o pensionista terá de indicar uma delas.

Ler mais

Recomendadas

PremiumOrçamento de longo prazo da União Europeia continua num impasse

Líderes europeus discutem em Bruxelas a dotação de verbas do próximo quadro plurianual, mas ‘Amigos da Coesão’ e ‘contribuintes líquidos’ só concordam em discordar da proposta apresentada por Charles Michel.

Covid-19: Economia da China poderá retomar normalidade no segundo trimestre, diz diretora do FMI

Segundo a diretora-geral do FMI, em janeiro foi projetado “um crescimento global de 2,9%, no ano passado, para 3,3% neste ano. Desde então, o Covid-19 – uma emergência de saúde global – interrompeu as atividades [económicas] na China”.

ISV: Fisco ‘perde’ recurso por ausência de respostas ao Constitucional

Na origem deste recurso esteve um processo, que correu no Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD), movido por um contribuinte que reclamava da forma como foi aplicado o Imposto Sobre Veículos (ISV) num carro usado importado de outro país da União Europeia.
Comentários