[weglot_switcher]

Autarcas históricos de volta aos lugares onde foram felizes

Circunstâncias muito diferentes podem tirar da Assembleia da República o socialista Raul Castro e o social-democrata Fernando Ruas.
11 Abril 2021, 15h00

Fernando Ruas e Raul Miguel Castro têm em comum os 72 anos, um historial de “dinossauros autárquicos”, com sucessivos mandatos à frente de capitais de distrito, e o facto de terem sido eleitos deputados em 2019. Mas o social-democrata Ruas, atual presidente da Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, e o socialista Castro, vice-presidente da mesma comissão parlamentar, poderão coincidir também na decisão de saírem da Assembleia da República para regressarem a autarquias onde foram felizes.

No caso de Raul Miguel Castro, que trocou a Câmara de Leiria pelo lugar de deputado em 2019 – antecipando o problema de não se poder recandidatar após a conquista do terceiro mandato em 2017 –, a decisão já foi tomada e gerou ondas de choque. Não em Leiria, onde o seu antigo vice-presidente Gonçalo Lopes enfrentará o vereador social-democrata Álvaro Madureira, mas sim na vizinha Câmara da Batalha, que Castro liderou entre 1989 e 1996, enquanto independente eleito nas listas do CDS.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.