[weglot_switcher]

Autárquicas: Moedas fecha acordo com IL e CDS para reconquistar Lisboa

Presidente da Câmara de Lisboa contará com o apoio da Iniciativa Liberal para reconquistar a autarquia. Acordo será formalizado na próxima semana e os seus detalhes serão conhecidos nos próximos dias.
15 Julho 2025, 14h03

Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa e recandidato ao cargo, fechou o acordo com os liberais e centristas para a formação de uma coligação na corrida autárquica de outubro, avança a SIC Notícias. As negociações que as forças políticas mantinham chegaram a ‘bom porto’ dias depois de o autarca social-democrata ter confirmado ser recandidato nas eleições autárquicas.

Os detalhes do acordo, que será formalizado para a semana, serão conhecidos nos próximos dias. Importa perceber a que força caberá a vice-presidência e os lugares dos vereadores. A apresentação da candidatura decorrerá até ao final do mês.

A Câmara Municipal de Lisboa é liderada por Carlos Moedas desde 2021, sem maioria absoluta. O autarca foi eleito pela coligação Novos Tempos, que juntou PSD, CDS, MPT, PPM e Aliança, conquistando a Fernando Medina (PS) a presidência da maior autarquia do país.

Este ano, a coligação comandada por Carlos Moedas irá defrontar a ex-ministra Alexandra Leitão, uma candidatura que demonstrou abertura para ir a votos com os partidos à esquerda, incluindo o PAN, mas as negociações ainda decorrem.

O Bloco de Esquerda, apesar de ter avançado com uma candidatura (Carolina Serrão), demonstrou abertura para unir esforços com o PS. O Livre, que já foi a votos nas anteriores autárquicas com o PS, tem sido o maior defensor de uma convergência à esquerda. Há cerca de um mês, o co-porta-voz do partido adiantou estar em diálogo com PS, BE e PAN.

Quem se exclui desse entendimento pré-eleitoral foi a CDU (PCP/Verdes), cuja candidatura, liderada por João Ferreira, foi anunciada há já dez meses.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.