Automóveis híbridos e elétricos ‘invadem’ o Porto

O novo paradigma da mobilidade automóvel vai estar em foco na Alfândega do Porto, de 13 a 15 de outubro, numa altura em que se anuncia a morte iminente dos veículos movidos a derivados do petróleo.

As estações de carregamento ultrarrápido da Tesla ainda não chegaram a Portugal.

Um número crescente de países tem vindo a anunciar que tomará medidas legislativas para bloquear a venda de veículos movidos a derivados de petróleo num futuro mais ou menos próximo, ao mesmo tempo que um número cada vez maior de marcas de construtores automóveis está a apostar em energias alternativas, nomeadamente a elétrica.

Neste quadro, não é de admirar que o primeiro Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – que se realizará na Alfândega do Porto entre 13 e 15 de outubro próximo – tenha a adesão das principais marcas automóvel com veículos posicionados nesse segmento.

Além da exposição inteiramente dedicada aos veículos elétricos e híbridos, o certame vai incluir seminários, palestras e experiências ao volante, que vão permitir conhecer as mais recentes propostas para a nova mobilidade, disse, em conferência de imprensa, um dos responsáveis pela realização do certame, José Oliveira.

“Automóvel elétrico é um tipo de veículo cuja propulsão é assegurada por motores elétricos. Os automóveis elétricos integram o grupo dos veículos ‘zero emissões’, pois têm um motor não poluente, nem emitem ruído considerável, pois são mais silenciosos que motores de combustão interna. Automóvel híbrido é um veículo que possui um motor de combustão interna e um motor elétrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e subsequentemente as emissões. Automóvel híbrido plug-in, normalmente chamado apenas de ‘plug-in’, é um automóvel híbrido cuja bateria utilizada para alimentar o motor elétrico pode ser carregada diretamente na rede ou gerador. Este tipo de veículo tem as mesmas características dos automóveis híbridos convencionais, mas com maior autonomia em condução unicamente elétrica e, como tal, com substancial redução de emissões”, adianta a organização.

Ao todo, o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico vai ocupar uma área superior a quatro mil metros quadrados de exposição, “onde as 12 marcas presentes vão ter mais de quatro dezenas de modelos para mostrar. Na área do Test Drive GALP o público vai dispor de mais de 30 modelos diferentes para testar”, revela a mesma fonte.

Recomendadas

Iraque aguarda que ExxonMobil venda participação em campo gigante perto de Basra

Se a ExxonMobil vender aos chineses a sua participação no gigantesco campo de West Qurna-1, as petrolíferas tuteladas por Pequim podem controlar 65,4% do icónico campo localizado perto de Basra.

GNR lança operação intensiva de fiscalização a veículos pesados de transporte de mercadorias

Força policial considera que redução dos preços por parte de empresas de transportes é por vezes compensada com irregularidades que aumentam a receita “em detrimento da segurança rodoviária, sendo o cansaço o principal fator de risco que afeta os motoristas profissionais”.

Justiça inglesa perdoa 60 milhões de euros a Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo foi declarado “exonerado da insolvência” que corria em Londres desde 2009, refere, em manchete, a edição deste domingo do “Correio da Manhã”.
Comentários