[weglot_switcher]

Avinor amplia Centro de Torres Remotas na Noruega com tecnologia da Indra

Sistema de controlo de tráfego aéreo InNOVA da Indra ajudará no processo, oferecendo uma interface integrada para a gestão do tráfego aéreo e do controlo aeroportuário. A solução abrange a visualização do tráfego aéreo, faixas de voo eletrónicas e dados meteorológicos.
15 Janeiro 2025, 14h18

A Avinor, fornecedor de serviços de navegação aérea norueguês, está a expandir o seu Centro de Torres Remotas (RTC) em Bodø, com a colaboração da Indra, a multinacional espanhola reconhecida na área da tecnologia e que está presente também em Portugal.

Atualmente, o RTC gere 11 aeroportos regionais, mas este número deverá aumentar para 15 em março, com a conclusão da primeira fase do programa de torres remotas, e mais sete aeroportos estão previstos para serem integrados posteriormente.

O contrato também inclui a implementação da solução no novo aeroporto de Bodø, que está em fase de construção.

A expansão do RTC, que conta com 16 postos de trabalho, permitirá a operação remota de múltiplas torres, possibilitando que cada operador controle até três aeroportos a partir de um único posto.

Para isso, será utilizado o sistema de controlo de tráfego aéreo InNOVA da Indra, que oferece uma interface integrada para a gestão do tráfego aéreo e do controlo aeroportuário. A solução abrange a visualização do tráfego aéreo, faixas de voo eletrónicas e dados meteorológicos, além de contar com um supervisor responsável pelo planeamento e atribuição dos aeroportos.

Desenvolvidas e validadas em 2019, as operações de torres remotas múltiplas foram parte do projeto PJ05 SESAR Remote Tower da União Europeia, posicionando a Avinor entre os primeiros prestadores de serviços a adotar esta abordagem inovadora.

A Indra também fornece o sistema de comunicações por voz GAREX, essencial para garantir a comunicação eficaz entre pilotos e a equipa de terra.

A crescente adoção de torres remotas e digitais está a revolucionar a gestão do tráfego aéreo, permitindo que os aeroportos sejam geridos a partir de um centro de controlo digital.

Esta inovação traz benefícios operacionais significativos, especialmente em um país como a Noruega, onde existem muitos aeroportos de baixo tráfego. A solução propicia horários de funcionamento mais flexíveis e reduz custos associados a infraestruturas físicas.

Além disso, a Indra participa em projetos inovadores em aeroportos como os de Budapeste e Vancouver, evidenciando a sua versatilidade e adaptabilidade no setor.

A plataforma tecnológica do RTC da Avinor é desenvolvido em parceria com a Kongsberg Defense and Aerospace e a ACAMS.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.