[weglot_switcher]

Baga é mais do que uma casta, é uma festa

É já no dia 4 de maio que os sete produtores que integram os Baga Friends abrem as portas das suas adegas e mostram a tradição e a qualidade dos vinhos da Bairrada.
2 Maio 2024, 16h40

Já começou a contagem decrescente para dia 4 de maio, altura em que os sete produtores que integram os Baga Friends – Luís Pato, Filipa Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça, Quinta de Baixo – Niepoort, Sidónio de Sousa e Vadio vão abrir as portas das suas adegas a quem quiser conhecer de perto o legado e a excelência desta icónica casta da Bairrada.

Mas não só. Este ano irá nascer o primeiro espumante Baga Friends, cuja colheita foi feita o ano passado e se encontra em cave a repousar. Pelas contas destes ‘friends’ só deverá chegar à mesa pelo Natal de 2029. Como sublinha Luis Pato, dos Baga Friends, “estamos a evoluir para um novo patamar, queremos um produto diferente, com a marca Bairrada, que é um espumante mas com casta Baga. Cada produtor contribuiu com cerca de 300 litros, vai ser engarrafado agora e deveremos ter cerca de três mil garrafas prontas a abrir daqui a cinco anos”.

Mas enquanto não pode ser saboreado, aponte na agenda que, a cada primeiro fim de semana de maio, os sete produtores receberão todos os que quiserem conhecer os segredos que estão por detrás destes vinhos. Basta adquirir um bilhete para poder circular livremente pelas adegas, entre as 10h e as 18h, sem necessidade de marcação.

É essa a premissa para, já no dia 4 de maio, poder desfrutar de degustações de vinhos, harmonizações com petiscos tradicionais da região e de falar com os produtores. Num evento que junta um leque heterogéneo de produtores, com propostas diferenciadas e à medida das suas adegas e projetos.

No caso de Filipa Pato, a edição de 2024 será o momento para abrir aos visitantes, as portas da sua recém-inaugurada adega. A Quinta das Bágeiras, que celebra 35 anos, aproveita para assinalar a data com pompa e circunstância. Ao serão, o grupo de produtores amigos da Baga estarão presentes num jantar de harmonização da Baga com um menu do Rei dos Leitões, parceiro do evento que pensou os pratos a combinar com cada vinho. Será um momento de convívio e partilha em torno da Baga e das tradições culinárias da região.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.