[weglot_switcher]

Banca vê “enorme oportunidade” de apoiar empresas nos desafios do ESG

Para responder aos desafios do ESG, as empresas portuguesas terão de investir muitos milhares de milhões de euros até ao final desta década. Os grandes bancos do sistema financeiro estão preparados para ter um papel relevante no financiamento desta transformação, mas nem todos os sectores terão acesso a estes fundos.
2 Fevereiro 2024, 09h00

A banca considera que os desafios colocados pelos critérios ESG (ambiental, social e governance) representam uma “enorme oportunidade” para o sector financeiro desempenhar um papel relevante na sociedade, ajudando as empresas neste processo de transição. As instituições financeiras alertam, ainda assim, que nem todos os sectores terão acesso a financiamento.

O sector financeiro “passou por um período difícil, tendo estado a recuperar a sua reputação”, criando hoje “valor para a sociedade”, começou por dizer Miguel Maya no Fórum Banca 2024, organizado pelo Jornal Económico e pela PwC, em Lisboa, no primeiro de dois painéis que contaram com os CEO dos sete principais bancos nacionais.

Para o presidente executivo do BCP, “neste desafio do ESG, que vai ter implicações para o futuro da sociedade”, a banca “tem aqui uma enorme oportunidade que deve aproveitar”. Uma posição partilhada pelo CEO do Banco Montepio. O tema da sustentabilidade “é uma resposta que cada um de nós tem de dar”, afirmou Pedro Leitão.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.