A banca considera que os desafios colocados pelos critérios ESG (ambiental, social e governance) representam uma “enorme oportunidade” para o sector financeiro desempenhar um papel relevante na sociedade, ajudando as empresas neste processo de transição. As instituições financeiras alertam, ainda assim, que nem todos os sectores terão acesso a financiamento.
O sector financeiro “passou por um período difícil, tendo estado a recuperar a sua reputação”, criando hoje “valor para a sociedade”, começou por dizer Miguel Maya no Fórum Banca 2024, organizado pelo Jornal Económico e pela PwC, em Lisboa, no primeiro de dois painéis que contaram com os CEO dos sete principais bancos nacionais.
Para o presidente executivo do BCP, “neste desafio do ESG, que vai ter implicações para o futuro da sociedade”, a banca “tem aqui uma enorme oportunidade que deve aproveitar”. Uma posição partilhada pelo CEO do Banco Montepio. O tema da sustentabilidade “é uma resposta que cada um de nós tem de dar”, afirmou Pedro Leitão.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com