O Banco Central Europeu está a caminho de realizar seu terceiro corte de juros do ano na reunião agendada para quinta-feira, avançou a “CNBC”.
Os aumentos de preços na zona do euro esfriaram para 1,8% em setembro, abaixo da meta de 2% do banco central. A inflação básica, que exclui os componentes mais voláteis de energia, alimentos, álcool e tabaco, atingiu uma queda, em dois anos e meio, de 2,7%.
Esses números continuaram a cair, mesmo depois de o BCE ter cortado, em junho, as taxas de juros em 25 pontos base e novamente no mesmo valor em setembro, com o banco central reduzindo sua taxa básica — a facilidade de depósito — de uma alta recorde de 4% para 3,5% nas duas sessões.
Na manhã de segunda-feira, os mercados monetários assinalaram não apenas outra redução de 25 pontos base durante a reunião de outubro, mas também um corte subsequente para 3% na próxima e última reunião do ano em dezembro.
O governador do Banco da França, Francois Villeroy de Galhau, considerou, na semana passada, um corte da taxa em outubro como “muito provável” e disse que tal passo “não será o último”. “A vitória contra a inflação está próxima”, acrescentou Villeroy à estação de rádio France Info, frisando que podem ocorrer aumentos na taxa básica de juros e alguma volatilidade.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com