O Banco do Canadá (BoC) manteve a taxa de juro de referência em 5% e deixou a porta aberta a um alívio da política monetária, embora ainda seja cedo para discutir quando tal vai acontecer, apontam os especialistas da Morning Call BA&N.
Os analistas dão nota de que, “apesar de ter destacado que a inflação elevada (3,4% em dezembro) ainda é motivo de preocupação, o banco central admitiu que o foco está agora no movimento descendente das taxas de juro, quando antes o pendor era de agravamento”.
O banco central do Canadá prometeu que “o comité continuará a avaliar a dinâmica da inflação subjacente e as perspectivas para os preços”. “Em particular, avaliaremos se a evolução do excesso de pedidos, as expectativas de inflação, o crescimento salarial e o comportamento de preços das empresas são consistentes com o cumprimento da meta de inflação de 2%”.
“O Banco permanece firme no seu compromisso de restaurar a estabilidade de preços para os canadianos”, diz o comunicado da autoridade monetária do Canadá, citado pelo “Valor Económico”.
Quanto ao cenário macroeconómico local, o banco central afirma que a economia do país entrou num período de crescimento mais fraco, necessário para aliviar as pressões sobre os preços.
Já em relação ao cenário externo, o BoC destaca a queda da inflação em economias desenvolvidas, mas com medidas de núcleo dos preços ainda elevadas e bancos centrais focados em restaurar a estabilidade de preços.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com