[weglot_switcher]

Bancos espanhóis ganharam quase 26 mil milhões de euros em 2023

BBVA, CaixaBank, Sabadell, Bankinter e Unicaja obtiveram estes lucros conjunto graças à subida das taxas de juro e apesar do imposto extraordinário que terá rendido ao Estado espanhol cerca de 1.100 milhões de euros, segundo estimativas dos analistas.
21 Janeiro 2024, 16h07

Os maiores bancos espanhóis ganharam em 2023 uma cifra recorde global de quase 26 mil milhões de euros, mais 24% do que aquilo que foi conseguido em 2022, de acordo com estimativas da imprensa económica do “país-vizinho”.

Assim, BBVA, CaixaBank, Sabadell, Bankinter e Unicaja obtiveram estes lucros conjunto graças à subida das taxas de juro e apesar do imposto extraordinário que terá rendido ao Estado espanhol cerca de 1.100 milhões de euros, segundo estimativas dos analistas.

Esta semana, o Bankinter será o primeiro banco espanhol a apresentar resultados do sector em Espanha e o consenso do mercado é que se esperam lucros de 860 milhões de euros, mais 53,57%.

Os grandes bancos espanhóis registaram em 2021 um lucro agregado doméstico de 7,7 mil milhões de euros em 2022, o que significa um aumento significativo face aos 4,0 mil milhões de euros reportados em 2021. Todos os bancos reportaram um crescimento anual.

“O sólido desempenho é explicado principalmente pelo menor custo do risco (CdR), por custos operacionais contidos, e por maior receita líquida de juros (NII)”, revelou a DBRS Morningstar em fevereiro do ano passado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.