[weglot_switcher]

Bank of Japan vai subir os juros até final do ano, apontam economistas

A instituição segue em contraciclo com a generalidade dos bancos centrais, que apontam a cortes nas taxas de juro. Depois de décadas com juros negativos, o Bank of Japan subiu os juros para 0,25% em julho e é de prever um aumento para 0,50% até final do ano, de acordo com os economistas sondados.
Japão
A Japanese flag flutters atop the Bank of Japan building in Tokyo May 22, 2015. The Bank of Japan maintained its massive stimulus programme and offered a slightly more upbeat view of the world’s third-largest economy on Friday, as a modest rebound in consumption helped service-sector sentiment improve to a one-year high. REUTERS/Toru Hanai
21 Agosto 2024, 15h18

O Bank of Japan (BoJ) deverá voltar a subir as taxas de juro até final do ano, apontam analistas consultados pela “Reuters”.

De acordo com os resultados de uma sondagem, feita entre os dias 13 e 19 de agosto, 57% dos economistas (31 em 54) apontam para a subida dos juro como o cenário mais provável. Em média, aponta-se para um aumento de 25 pontos base (p.b.).

O BoJ optou durante décadas por uma política monetária de “dinheiro barato”, com taxas de juro negativas que geraram estímulos em outras economias, à escala global. Agora que outros bancos centrais, um pouco por todo o mundo, estão a avançar com cortes nos juros, aquela instituição parece caminhar no sentido inverso, com a subida das taxas.

Recorde-se que o BoJ subiu os juros para os 0,25% em julho, quatro meses depois de abandonar as taxas negativas.

De entre uma amostra de 22 economistas, são 14 os que apontam a um corte em dezembro, ao passo que os restantes oito estão a prever um corte mais cedo, no mês de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.