[weglot_switcher]

Bankinter vai integrar banco de Consumer Finance mesmo em Portugal

“A criação da Direção Geral de Consumo, Pagamentos e Novos Negócios é um passo decisivo na estratégia de crescimento do Bankinter, reforçando o seu posicionamento nos negócios do futuro e preparando o banco para enfrentar com sucesso os desafios do novo contexto financeiro”, conclui o Grupo liderado por Gloria Ortiz.
21 Novembro 2025, 14h01

Grupo Bankinter criou a Direção Geral de Consumo, Pagamentos e Novos Negócios para acelerar estratégia nos meios de pagamento ao mesmo tempo decidiu absorver o Bankinter Consumer Finance que também está presente em Portugal.

Tudo porque o Grupo Bankinter decidiu avançar com uma simplificação corporativa.

“No âmbito desta estratégia, prevê-se que, ao longo de 2026, a atividade do Bankinter Consumer Finance seja totalmente integrada no Bankinter, como parte de um processo de simplificação corporativa e alinhamento com a nova estrutura de Consumo, Pagamentos e Novos Negócios”, anuncia o banco espanhol que acrescenta que “esta medida permitirá que os negócios de consumo e de pagamentos sejam geridos de forma mais integrada, reforçando a proposta de valor do Grupo e facilitando a geração de sinergias comerciais, operacionais e tecnológicas”.

O Bankinter vai assim integrar o Bankinter Consumer Finance a nível do Grupo, aplicando-se também em Portugal.

O Bankinter abriu a sua filial Bankinter Consumer Finance em Portugal em maio de 2017. A entidade é especializada em crédito ao consumo.

O Grupo liderado por Gloria Ortiz decidiu “dar um novo passo na sua estratégia de crescimento em negócios de alto potencial com a criação da Direção Geral de Consumo, Pagamentos e Novos Negócios, que integrará uma Área Corporativa de Pagamentos com a ambição de liderar o ecossistema de pagamentos digitais”, avança o banco em comunicado.

A nova Direção Geral será liderada por Alfonso Sáez e reportará diretamente à CEO do Bankinter, Gloria Ortiz, reforçando assim o carácter estratégico dos negócios de consumo e pagamentos em todo o Grupo.

Com esta decisão, o Bankinter “estabelece um perímetro único que reúne as capacidades financiamento ao consumo, pagamentos e novos negócios sob a mesma direção, com o objetivo de impulsionar o crescimento rentável do Grupo nestas áreas, desenvolver uma proposta de valor diferenciada para clientes particulares e clientes empresas e acelerar a inovação em meios de pagamento e em soluções digitais avançadas”, explica a instituição financeira.

A nova Área Corporativa de Pagamentos será responsável por definir a estratégia de pagamentos do Grupo, coordenar e alinhar iniciativas empresariais em todos os países onde o Bankinter está presente (incluindo Portugal) e desenvolver novos métodos de pagamento, incluindo projetos ligados ao euro digital, stablecoins e outros instrumentos de pagamento emergentes.

Isto é, a nova área terá como missão impulsionar o crescimento rentável do Grupo em consumo, pagamentos e novos negócios, incluindo soluções inovadoras como o euro digital e stablecoins.

Já a nova Direção Geral de Consumo, Pagamentos e Novos Negócios irá aproveitar as capacidades já existentes do Grupo, especialmente no negócio do crédito ao consumo e de cartões, que têm sido um dos motores do crescimento do Bankinter nos últimos anos.

“Este modelo permitirá melhorar a gestão baseada em dados e o marketing digital, estender os processos ágeis de desenho e lançamento de produtos ao resto do Grupo e aprofundar a colaboração entre as diferentes áreas de negócio e as equipas de tecnologia e dados”, explica o Bankinter.

Competir no novo ecossistema de pagamentos

Com a criação desta Gestão Geral e da sua Área Corporativa de Pagamentos, o Bankinter posiciona-se para competir em igualdade com a nova geração de intervenientes no ecossistema de pagamentos digitais, combinando a solidez financeira e a capacidade de serviço de um banco de referência, bem como a agilidade, inovação e a orientação para o cliente, próprias dos modelos digitais mais avançados.

O banco irá promover, assim, uma proposta de valor nos pagamentos, com soluções mais completas, rápidas e seguras para clientes particulares e empresas nos mercados onde opera, incluindo Portugal.

O objetivo é que os negócios de consumo e de pagamentos sejam geridos de forma mais integrada.

“Esta iniciativa faz parte da visão do Bankinter de se consolidar como um dos bancos mais inovadores e dinâmicos do sistema financeiro europeu, investindo em negócios com elevado potencial de crescimento, uma forte base tecnológica e uma cultura centrada no cliente”, explica o banco.

“A criação da Direção Geral de Consumo, Pagamentos e Novos Negócios é um passo decisivo na estratégia de crescimento do Bankinter, reforçando o seu posicionamento nos negócios do futuro e preparando o banco para enfrentar com sucesso os desafios do novo contexto financeiro”, conclui o Grupo liderado por Gloria Ortiz.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.