BBVA e Google Cloud anunciam parceria para aumentar capacidades de segurança do banco

O BBVA torna-se assim o primeiro banco na Europa a adotar o Chronicle, a plataforma da Google Cloud que permite centralizar os dados de segurança de uma empresa, de forma a reformular a sua infraestrutura de segurança para responder aos desafios do futuro.

O BBVA e a Google anunciaram esta terça-feira uma nova parceria para a transformação do modelo de segurança do banco que passará pelo “desenvolvimento de modelos inovadores de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML)”, conforme se pode ler no comunicado que informa da estratégia.

O BBVA torna-se assim o primeiro banco europeu a adotar a plataforma de analytics de segurança da Google Cloud que dota as equipas da capacidade de armazenar e analisar todos os seus dados de segurança num único local, o Chronicle, o que permitirá à instituição financeira melhorar o seu Centro de Operações de Segurança do Futuro.

“Neste centro, a Google Cloud e o BBVA trabalharão juntos para desenvolver uma nova plataforma que permitirá ao banco adotar uma tecnologia mais avançada, colocando-o num ambiente com melhor relação custo/benefício e com maior escalabilidade”, explica o comunicado, que sublinha ainda a melhoria de segurança que representa a junção da experiência dos departamentos de operações de segurança do banco às ferramentas de IA agora tornadas disponíveis com este acordo.

“A plataforma surpreendeu-nos pela sua capacidade de mitigar, de forma rápida e precisa. O Google Cloud Chronicle responde às nossas expectativas e será um parceiro magnífico na transformação da nossa atitude de segurança tal como a Google Cloud o tem sido noutras áreas do banco”, destaca Álvaro Garrido, o responsável de segurança do BBVA.

“Esta colaboração solidificará o Chronicle como um dos pilares chave da infraestrutura de segurança do BBVA e irá apoiar a sua estratégia de oferecer aos clientes uma abordagem confiável para produtos e serviços”, refere Derek White, o vice-presidente de serviços financeiros globais da Google Cloud, que destaca ainda a velocidade e escalabilidade da infraestrutura do Chronicle.

Recomendadas

Sonae reforça posição na Sonae Sierra ao comprar 10% do capital desta à Grosvenor

O grupo com sede na Maia passa assim a deter 80% da Sonae Sierra, depois de adquirir 10% por uns estimados 82,16 milhões de euros à Grosvenor.

CEO do Goldman Sachs anuncia investimento de 156 mil milhões de dólares na sustentabilidade

David Solomon, presidente e CEO da Goldman Sachs, anunciou o progresso anual rumo ao compromisso do banco norte-americano em termos de Sustainable Finance Commitment. O banco norte-americano quer que os EUA regressem ao Acordo de Paris.

Administração da Semapa diz que preço da OPA da Sodim é o adequado

A administração da Semapa considera a OPA oportuna e o preço de 11,40 euros, bem como as restantes condições, são as adequadas.  A Semapa também diz que a OPA não prevê a necessidade de proceder a alterações às condições atuais dos trabalhadores e que o perfil de risco de crédito da empresa não será alterado.
Comentários