[weglot_switcher]

BCE corta projeções de inflação e crescimento para este ano (com áudio)

Apesar de serem cortes marginais, as revisões em baixa do BCE refletem a ideia que a atividade na zona euro está em quebra ligeira, enquanto a inflação dá sinais de ser mais persistente e enraizada na economia do que anteriormente antecipado.
15 Junho 2023, 13h27

O Banco Central Europeu atualizou esta quinta-feira as projeções macroeconómicas para este ano e os próximos, revendo tanto a inflação, como o crescimento, em baixa para 2023. A pressão nos preços deve chegar a 5,1% no final deste ano, que fechará com 0,9% de crescimento.

O banco refere que as atualizações de junho levam já em conta “surpresas passadas” do lado da inflação que pressionaram os preços, embora se comecem a denotar “sinais de enfraquecimento” deste lado. A anterior projeção apontava a 5,3% este ano.

Para 2024, a expectativa agora é que o indicador de preços harmonizado (a referência para as instituições europeias) recue menos pronunciadamente, baixando para 3,0% antes de se aproximar do objetivo de 2% em 2025, com 2,3%. Nas anteriores projeções, o BCE antecipava 2,9% no próximo ano e 2,1% no seguinte.

No que respeita ao crescimento, este ano registou um corte de 1,0% para 0,9%, tal como 2024, cuja previsão foi revista em baixa de 1,6% para 1,5%. Para 2025, a projeção de 1,6% manteve-se inalterada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.