[weglot_switcher]

Biden prepara novas sanções para quem transporta petróleo russo

Em vista está o propósito de causar dificuldades à economia russa, em função da guerra com a Ucrânia, nos últimos dias da administração liderada pelo democrata.
6 Janeiro 2025, 13h18

A menos de duas semanas de abandonar a Casa Branca, a administração de Joe Biden prepara novas sanções que visam afetar as exportações russas de petróleo.

A informação está a ser avançada pela “Reuters”, que cita fontes próximas do processo. As mesmas indicam que se trata de um vasto conjunto de sanções que deverão ser aplicadas aos petroleiros que transportam petróleo russo vendido a um preço acima dos 60 dólares por barril.

“É um pacote muito substancial. Duas empresas petrolíferas russas, mais de 100 petroleiros, comerciantes, companhias de seguros russas”, disse uma das fontes, sem citar nomes concretos. A medida, caso seja aplicada, vai surgir nas últimas duas semanas de Biden como presidente dos EUA, já que a tomada de posse de Donald Trump está agendada para dia 20 de janeiro.

O presidente eleito tem feito várias críticas aos investimentos feitos no apoio à Ucrânia, que coincidem com várias sanções à Rússia, desde que teve início a guerra entre os dois países, há quase três anos. Porém, não é ainda clara a abordagem que o republicano vai ter naquela matéria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.