A Black Friday 2025 registou quase 10 mil reclamações no Portal da Queixa, um aumento de 7,76% face ao ano anterior, revelando uma mudança estrutural no conflito de consumo em Portugal: pela primeira vez, a qualidade dos produtos supera a logística como principal motivo de insatisfação, enquanto a fraude digital cresce para níveis preocupantes.
Segundo o Portal da Queixa “entre 1 e 30 de novembro de 2025, foram registadas 9.778 reclamações, um aumento de 7,76% face ao ano anterior. O crescimento é moderado, mas mantém a trajetória de subida que tem marcado o período promocional (+57,28% entre 2021 e 2024). A análise confirma aquilo que o histórico já apontava: a Black Friday é hoje um stress test operacionalpara as marcas, sobretudo no pós-compra, onde se concentram os conflitos”.
“A grande mudança de 2025 é estrutural. Os consumidores passaram da frustração com atrasos na entrega para a deceção com aquilo que recebem. A qualidade é agora o principal motivo de reclamação (29,82%), ultrapassando logística, que desce ligeiramente para 18,67%”, sublinhou o Portal da Queixa.
Paralelamente, a “fraude e práticas enganosas atingem o maior peso de sempre (18,07%), confirmando a tendência alarmante prevista pela Consumers Trust Labs, hub de investigação e autor do relatório. O risco evolui de ameaça emergente para problema sistémico, acompanhando o aumento de esquemas digitais associados à Black Friday”.
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