A gestora de ativos BlackRock decidiu aumentar a participação que tinha na EDP Renováveis, com a mesma a superar agora os 3%. Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa de energia verde revela que a BlackRock notificou a companhia, a 23 de dezembro, que “ultrapassou o patamar mínimo de 3% para posições acionistas qualificadas”, tendo agora 3,03% do capital social.
Este aumento de participação na EDP Renováveis acontece depois da gestora ter reduzido a participação no capital da empresa em outubro e novembro, ficando abaixo da marca dos 3%. Lembrar que, a 8 de outubro, a BlackRock também reduziu a participação acionista na EDP, passando de 9,4% para 6,13%, no seguimento de uma reestruturação.
Agora, a BlackRock tem direito a 31.504.055 direitos de voto no respeita à subsidiária verde da EDP.
Este reforço vem para superar a marca das posições acionistas qualificadas. A BlackRock executou o aumento de participação até aos 3,03% a 20 de dezembro, embora a mesma só tenha sido comunicado esta quinta-feira ao mercado, seis dias depois.
No fim de agosto, a gestora de ativos BlackRock já tinha ultrapassado o patamar mínimo de 3% para posições acionistas qualificadas da EDP Renováveis, o que lhe entregava mais de 31,1 milhões de direitos de voto na empresa. A BlackRock junta-se então ao fundo soberano de Singapura (4,25%), na sequência do aumento de capital do ano passado, e da EDP com 71,27%, no capital da EDP Renováveis.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com