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BMW lança o seu primeiro modelo a hidrogénio em 2028

Um dos maiores desafios é a rede de carregamento.
5 Setembro 2024, 16h20

A BMW vai arrancar com a produção em série do seu primeiro modelo a hidrogénio em 2028. O anúncio surge da parceria desenvolvida pela marca alemã e os japoneses da Toyota.

O veículo será um modelo já existente, mas equipado com uma célula de combustível de hidrogénio. A empresa não deu detalhes sobre o preço e o volume de produção.

A companhia de Munique tem vindo a testar a tecnologia com uma frota piloto com quase 100 veículos: SUVs iX5 com uma autonomia de 500 km e a cereja no topo do bolo: capacidade de abastecimento em 3 a 4 minutos.

Entre as produtoras alemãs, a BMW tem sido a maior apoiante desta tecnologia, mas os custos elevados e a falta de uma rede de abastecimento são entraves.

“Este é um marco na história automóvel: o arranque da produção em série do primeiro veículo com célula de combustível por um produtor premium global. Vai inaugurar uma era de procura significativa por veículos com célula de combustível”, disse em comunicado Oliver Zipse, chairman da BMW.

Um dos maiores desafios é, precisamente, a rede de carregamento, como revelou ao JE em 2023 Axel Kaltwasser, especialista da BMW:” Outra questão é a infraestrutura de carregamento, precisamos de acelerar rapidamente, perante as metas da União Europeia de 2035. E temos de ter todas as pessoas, especialmente as que vivem em ambientes urbanos, connosco. Pessoas que fazem viagens longas, que viajam frequentemente longas distâncias. É uma questão de reabastecimento. É muito mais conveniente porque é possível abastecer um veículo a hidrogénio em três/quatro minutos, e estamos na estrada outra vez”.

Questionado sobre se existe um foco excessivo no carro elétrico, o responsável considera que sim.” É algo público que estamos a pedir por mais abertura na tecnologia. Todas as tecnologias vão contribuir para a descarbonização de transportes, isso ajuda. Isto não quer dizer dizer que não estamos focados na eletromobilidade, vai ser uma parte importante do nosso futuro. Mas como uma empresa global, temos de pensar noutras regiões do mundo. E queremos ser flexíveis e ter a capacidade de nos adaptarmos às exigências dos nossos clientes. Isso significa que o futuro tem carros elétricos e também carros a hidrogénio. Vemos mais oportunidades com ambas as tecnologias, se conseguirmos usar as duas”.
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